Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Atividade dinamizada no FCC sensibilizou participantes para alimentação saudável, estilo de vida ativo e consumo consciente.
No próximo ano letivo, a Escola Missão Continente (EMC) leva pela sétima vez às escolas do 1º ciclo – e agora também do 2º ciclo – importantes mensagens no âmbito do programa de Responsabilidade Social do Continente. Como pilares desta missão, sensibilizar os mais jovens para alimentação saudável, estilo de vida ativo e consumo consciente. No Festival da Comida Continente, a EMC marcou presença através de um jogo de tabuleiro, em tamanho gigante, pensado para envolver as famílias presentes.
Paula Gomes, da área de Responsabilidade Social da Missão Continente, está desde o início com a EMC. “Desde tenra idade queremos sensibilizar as crianças para ficarem despertos para estas temáticas”, nomeadamente o consumo consciente e o estilo de vida ativo, contextualizou. O Continente, como marca de grande consumo, tem esta responsabilidade acrescida, de sensibilizar os consumidores para o facto de, especialmente nos produtos alimentares, existirem opções mais e menos saudáveis. “Muitas vezes são eles (as crianças) que levam estas mensagens aos pais” e acabam por influenciar as decisões de consumo da família. No FCC, “tivemos oportunidade para a EMC ter um espaço e ativar o programa”, contou, sempre com a mesma base das atividades dinamizadas em contexto escolar, a interatividade.
Para melhor ativar os conteúdos nas escolas e de forma ainda mais lúdica, a EMC construiu um jogo de tabuleiro, de raíz, em parceria com a Science4you. “O jogo de tabuleiro da Escola Missão Continente, criado este ano, é uma ativo de comunicação muito forte”, explicou Paula Gomes. A ideia para o FCC foi fazê-lo em tamanho gigante: “dado o fit com a área ‘À Roda da Alimentação’ do festival, este jogo ganhou escala e dimensão” e as crianças foram convidadas a aprender ao mesmo tempo que se divertiam.
O jogo existe fisicamente, como material de apoio no âmbito das atividades da EMC – para já, não é comercializado mas é possível que seja potenciado.
“Todas as perguntas têm como base os três pilares da EMC: alimentação saudável, estilo de vida ativo e consumo consciente, que toca imenso os temas da sustentabilidade, muito da reciclagem não só do plástico como dos outros materiais”
Paula Gomes
Os vencedores de cada jogo ganharam um “lanche saudável EMC”, composto por uma peça de fruta e uma garrafa de água, dentro de um saco de pano EMC.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura