Micro-ondas convertem lixo de plástico em hidrogénio

Investigadores da Universidade de Oxford trabalham nova abordagem.
Resíduos de plástico transformados em hidrogénio

Partilhar

Investigadores da Universidade de Oxford trabalham nova abordagem.

Os fornos micro-ondas que todos temos funcionam através de ondas eletromagnéticas, simplesmente chamadas de micro-ondas. O que uma equipa de investigadores da Universidade de Oxford descobriu é que essas mesmas ondas, quando usadas para aquecer resíduos de plástico, geram hidrogénio – um tipo de energia limpa e cada vez mais debatida como alternativa aos combustíveis fósseis na mobilidade urbana, por exemplo.

Apesar de estarem ainda numa fase inicial da investigação, a equipa de investigadores britânicos acredita no potencial desta solução para o problema dos resíduos de plástico, conforme partilharam numa entrevista à revista New Scientist. Não sendo também uma novidade, converter plástico em hidrogénio, o método agora testado parece ser mais simples e mais rápido.

Como funciona o processo de conversão do lixo de plástico em hidrogénio?

Sacos, embalagens de leite e outras embalagens de plástico são cortados em pequenos pedaços. Usando um liquidificador comum, de cozinha, a equipa de investigadores juntou um catalisador à base de óxido de ferro e óxido de alumínio aos resíduos. A mistura resultante foi depois aquecida num gerador de micro-ondas, obtendo 97% de hidrogénio através desse processo.

Para já, os testes em grande escala estão a ser planeados. As expectativas são altas, tendo em conta o potencial de aproveitamento dos resíduos para produção de energia. Para acompanhar num futuro próximo.

[O estudo foi publicado na revista científica Nature Catalysis.]

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest