“O design biofílico faz com que as pessoas adotem comportamentos mais sustentáveis”
Falamos com Daniela Rodriguez, fundadora da Forest Homes, para perceber o que é a biofilia e que benefícios traz para o nosso ambiente
Curta-metragem alemã mostra uma espécie de fusão poética entre natureza e plástico.
Curta-metragem alemã mostra uma espécie de fusão poética entre natureza e plástico.
“E se o plástico pudesse ser integrado na vida marinha?”, assim começa a “viagem” de 4 minutos proporcionada pelo realizador alemão Pascal Schelbli na curta-metragem The Beauty. Descreve o filme como “uma viagem poética pelos oceanos, que são ao mesmo tempo deslumbrantes e imundos” e consegue fazer-nos mergulhar nessa perspectiva.
Criada em 2019, a curta continua atual na chamada de atenção que faz, e fá-la com impressionante detalhe. O recurso a efeitos especiais, fotografia subaquática e uma narração meio dramática ajuda a envolver o espectador.
Pascal Schelbi parece sugerir uma fusão do plástico no próprio ecossistema, quase como uma forma de metamorfose. Será essa adaptação a fórmula para a sobrevivência de algumas espécies? É uma provocação que toca, mais uma vez, a responsabilidade individual e da sociedade na questão do plástico desnecessário, no fim evitável do seu ciclo de utilização e do tratamento de resíduos.
The Beauty (Alemanha, 2019, 4′)
Realização: Pascal Schelbli
Disponível no website do realizador:
Foi destaque no Monstra 2021, Festival de Animação de Lisboa.
Falamos com Daniela Rodriguez, fundadora da Forest Homes, para perceber o que é a biofilia e que benefícios traz para o nosso ambiente
Da árvore de Natal aos plásticos para cobrir comida. Será que todos os plásticos podem ser reciclados?
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
A produção de muitos dos bens que utilizamos no dia a dia requer muita água, um recurso vital que é muito limitado em certas partes do mundo
As mais de 100 nações envolvidas não chegaram a consenso e voltaram a adiar um acordo
Maior transparência por parte das marcas; busca por conteúdo educativo e de consumo ‘rápido’; equilíbrio entre vida pessoal e profissional e reconexão com o mundo real
A dessalinizadora vai permitir retirar o sal a 16 milhões de metros cúbicos de água do mar por ano, cobrindo “20% do consumo urbano do Algarve”