Tem ou quer ter um animal de estimação? Eis 8 dicas eco-friendly que precisa saber
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Os bares e restaurantes de Lisboa estão oficialmente proibidos de vender bebidas para fora em copos de plástico de utilização única
A medida de proibir a venda de copos de plástico descartáveis para fora foi comunicada através de um despacho da Câmara Municipal de Lisboa, presidida por Carlos Moedas, no passado dia 2 de maio.
Desde esse dia, os estabelecimentos têm 60 dias para se adaptarem e cumprirem as novas regras. A partir daí – início de junho de 2024 -, as empresas arriscam-se a pagar coimas entre 1000 e 15 000 euros, em caso de incumprimento.
Da mesma forma, também os clientes estão sujeitos a coimas que vão desde os 150 aos 1500 euros, sendo que a aplicação das contraordenações fica a cargo das juntas de freguesia a que pertencem os estabelecimentos.
Esta medida já estava prevista no Regulamento de Gestão de Resíduos, Limpeza e Higiene Urbana de Lisboa, cuja aplicação foi adiada devido à pandemia de Covid-19.
Além de proibir a venda para fora de copos de plástico de utilização única, este regulamento traz novas regras quanto à limpeza diária das áreas confinantes e respetivas zonas de influência por parte dos estabelecimentos lisboetas. Os mesmos ficam ainda obrigados a disponibilizar, nas áreas pelos quais são responsáveis, cinzeiros e equipamentos para depósito de resíduos produzidos pelos seus clientes.
Nestes 60 dias dados aos espaços de restauração e bebidas para se adaptarem, estão a decorrer “ações de sensibilização junto dos estabelecimentos comerciais” pelos serviços da higiene urbana do município.
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Para ajudar na tarefa quotidiana de separação do seu lixo doméstico, compilamos 17 dúvidas que frequentemente surgem sobre reciclagem.
Para adultos e crianças. Leve a sustentabilidade de férias consigo, com estas dicas para ler, ouvir e tomar ação.
É a pergunta a que o projeto Cidade do Zero pretende responder, num evento gratuito que terá lugar nos próximos dias 14 e 15 de setembro, no Instituto Superior de Agronomia
Aqueles que gostam de passear pela Natureza, agora têm um pretexto para o fazerem… à noite
O combate aos incêndios começa na sensibilização para comportamentos a evitar durante o verão. Conheça alguns.