Junte-se ao Gervásio e ganhe prémios

Sociedede Ponto Verde quer premiar as melhores ações no contexto da reciclagem de embalagens.
Junte-se ao Gervásio e ganhe prémios

Partilhar

Em 2021, 20 anos depois de conhecermos Gervásio, o chimpanzé que aprendeu a reciclar, a Sociedade Ponto Verde recuperou a personagem e ‘reciclou-a’, numa espécie de versão melhorada e tecnológica, com preocupações ambientais ajustadas à realidade atual. Questões como a reutilização, a redução de resíduos e a economia circular são assuntos que a Sociedade Ponto Verde tem abordado através de Gervásio, um mensageiro especial, acarinhado por diferentes gerações. 

Até 14 de outubro – prazo alargado, o desafio é juntar-se ao Gervásio e partilhar projetos que estejam a ser desenvolvidos no âmbito da reciclagem de embalagens. 

Gervásio ‘2.0’

Junte-se ao Gervásio 

A Sociedade Ponto Verde quer premiar as melhores ações desenvolvidas dentro das comunidades locais, no contexto da reciclagem de embalagens, e partilhá-las como exemplo para que sejam implementadas por todo o país. Nesse sentido, as participações foram divididas em três categorias: juntas de freguesia, entidades de proximidade (como associações, fundações, cooperativas ou pequenas e microempresas) e cidadania social, sejam pessoas singulares ou em grupo, empresários ou entidades como condomínios ou agrupamentos de escuteiros.

“São elegíveis projetos executados nas comunidades locais, nos últimos 12 meses (entre junho de 2021 e julho de 2022), que estão a contribuir ou contribuíram de forma sustentável para a melhoria e separação das embalagens para reciclagem, que assentam no paradigma da circularidade e que poderão servir de referência, enquanto aceleradores de imaginação à replicabilidade noutros contextos comunitários.”

No website dedicado à iniciativa, Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, explica que além de reforçar o trabalho de proximidade junto das comunidades locais, este novo prémio nacional acaba por “promover a participação comunitária ativa, seja a que é potenciada pelas juntas de freguesia, pelas empresas e demais organizações mais ou menos organizadas ou por movimentos de cidadãos”. 

As candidaturas serão avaliadas por um júri que terá em consideração o “caráter inovador do projeto, o seu impacto económico, social e ambiental na comunidade local, e se promove a prática da reciclagem de embalagens” – ou seja, serão consideradas as dimensões-base da estratégia da Sociedade Ponto Verde: Inovar, Evoluir e Reciclar.

Todas as informações em recicla.pt/juntateaogervasio

Regulamento completo disponível aqui

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Pin It on Pinterest