Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Investigadores alertam para um novo fenómeno natural: os frostquakes colocam em risco infraestruturas urbanas em zonas húmidas e frias
É um fenómeno que começa a ser estudado pelos cientistas: os frostquakes – terramotos de gelo – são novos desastres naturais sísmicos associados a eventos climáticos extremos que têm vindo a intensificar-se nos último anos, nomeadamente:
Assim, os frostquakes acontecem em áreas onde houve muita precipitação, durante um período relativamente curto, seguida por uma queda abrupta da temperatura, dentro de aproximadamente 12 a 48 horas, fazendo com que a água acumulada abaixo da superfície do solo congele e se expanda rapidamente.
Esta mudança de estado da água faz com que rache o solo e as rochas, em torno da formação de gelo sólido, e pode assim apresentar uma ameaça para as infraestruturas urbanas.
Este novo fenómeno tem vindo a chamar a atenção de cientistas, como o caso de Kari Moisio, investigadora sénior da Universidade de Oulu, na Finlândia, que participou num primeiro estudo sobre atividades sísmicas associadas a áreas pantanosas e húmidas.
Com as alterações climáticas, as rápidas mudanças nos padrões chamaram a atenção do público para os terramotos, que podem tornar-se mais comuns. Embora a sua intensidade seja geralmente baixa, uma série de terramotos de gelo relativamente fortes em Oulu, em 2016, que racharam estradas, foi o ponto de partida para o nosso estudo. Os terramotos afetaram as regiões do norte internacionalmente, mas foram pouco estudados com instrumentação sísmica.
Kari Moisio, investigadora sénior da Universidade de Oulu
As estradas e outras áreas sem neve no inverno são particularmente vulneráveis a estes terramotos, já que a abundância de neve impede a ocorrência de terremotos. Isto porque a neve atua como uma espécie de isolador: apenas quinze centímetros de neve são suficientes para evitar que o ar gelado afete o solo quando a temperatura cai rapidamente.
No entanto, em condições de chuvas intensas e rápidas quedas de temperatura, a neve derrete ou nem chega a acumular-se, dando-se na sua vez a formação de gelo (ou geadas) que quebram o solo.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura