Estudo prova que beber de um copo descartável de plástico leva à ingestão de (uma quantidade absurda) de microplásticos 

Libertação de partículas de plástico depende de alguns fatores.
Copos descartáveis libertam microplásticos

Partilhar

Se os copos descartáveis de plástico já tendem a desaparecer, por razões ambientais, um estudo recente da universidade chinesa de Sichuan, publicado na plataforma de publicações científicas Science Direct, trouxe novos e alarmantes dados relativamente à saúde. Dependendo do tempo que a bebida esteve no copo, da temperatura e de outros fatores, é possível que beber apenas uma vez por semana de um copo de plástico resulte na ingestão de cerca de 90 mil microplásticos por ano. 

Foram analisados três tipos de copos, de polietileno (PET e PE) e  polipropileno (PP). A experiência passou por enchê-los com 400 ml de água, tapá-los com papel de alumínio e agitá-los inicialmente durante um minuto. 

Uma das conclusões foi que quanto mais tempo a bebida permanecer no copo, mais partículas de plástico libertam. Depois de 5 minutos, foram registados 1500 microplásticos. Líquidos quentes e maior agitação também aumentam a libertação de partículas e foram os copos de polipropileno, amplamente utilizados, que produziram o maior número de microplásticos. 

estudo microplásticos
Fonte: Sinopse gráfica do estudo, disponível em Science Direct

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest