Entrevista: Rita Gomes (Seenergy) quer democratizar acesso a fontes de energia solar através de… mobiliário

Rita Gomes fundou a Seenergy para elevar o conceito de mobiliário sustentável a outro nível: captar energia solar. O projeto já lhe valeu reconhecimento europeu
Rita Gomes, fundadora Seenergy

Partilhar

A criação da startup Seenergy em 2023, no Porto, representou para Rita Gomes o culminar das suas experiências relacionadas com soluções de mobiliário decorativo, que permitam democratizar o acesso à energia solar. Acabado de nascer, o projeto está ainda em fase de prototipagem, mas já valeu à arquiteta a nomeação para os Prémios Europeus de Sustentabilidade 2024, na categoria Woman in Energy. As votações estão abertas até 2 de junho de 2024 e Rita Gomes é o único nome português entre os finalistas.

Nesta entrevista, ficamos a conhecer mais sobre sobre o seu percurso e projeto que promete levar a decoração de casa para um novo patamar.

#A preocupação com a sustentabilidade foi sempre uma preocupação patente no seu trabalho como arquiteta?

Com 10 anos de experiência na área de arquitetura, trabalhei em diversos projetos e o crescente interesse pela construção sustentável e pela política ambiental, levou-me a explorar o potencial das energias renováveis para além dos seus limites tradicionais.

Como arquiteta, sempre procurei integrar as energias renováveis na nossa vida quotidiana, não apenas funcionalmente, mas esteticamente.

#Quando e como surgiu o conceito da Seenergy? 

A criação da Seenergy em 2023 representa o culminar das minhas experiências e do meu compromisso em criar soluções de design exclusivo sustentáveis, que integram sistemas de energia renovável em mobiliário decorativo.

Foi assim que começámos a explorar a tecnologias das células solares sensibilizadas por corantes (DSSC), e o processo de incorporação destas células solares de forma harmoniosa em peças de mobiliário e de arte. Esta combinação de design e tecnologia permite desenvolver produtos esteticamente apelativos que enriquecem os espaços habitacionais, mas também contribuem ativamente para a redução da pegada de carbono.

#Quais foram as primeiras peças de móveis desenvolvidas e qual foi o primeiro feedback do público?

Trabalhamos em colaboração e parceria com equipas e laboratórios de investigação da Universidade do Porto, especialistas e entidades no campo da energia solar e engenharia, que foram essenciais para aceder a conhecimentos especializados nesta tecnologia e recursos que estão a acelerar o desenvolvimento dos produtos.

Neste momento, estamos a desenvolver uma mesa de cabeceira que é alimentada a energia solar, onde todo o tampo é composto por esta tecnologia. Temos como objetivo chegar ao mercado já no próximo ano, estando atualmente em fase de testes com o produto.

Em novembro de 2023, conquistamos o 1º prémio na categoria de New European Bauhaus do programa EIT Jumpstarter promovido pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, um contributo importante para a fase de ideação do projeto e um investimento no valor de 10 mil euros.

Agora, a nomeação como finalista e única representante portuguesa dos Prémios Europeus de Energia Sustentável 2024, na categoria de Mulheres na Energia. Os finalistas são submetidos a uma votação pública online, que está aberta até dia 2 de junho, sendo os vencedores anunciados durante a cerimónia de entrega dos Prémios EUSEW, a 11 de junho de 2024. ​ 

Estes prémios são a validação de que os nossos esforços estão alinhados com os objetivos da União Europeia em matéria de sustentabilidade, criatividade e inclusão, demonstrando que estamos no caminho certo para causar um impacto significativo neste domínio.

#Como se distingue o design destas peças?

As inovações tecnológicas da Seenergy são centradas no uso destas células solares sensibilizadas por corantes (DSSC). Esta tecnologia, ao contrário dos painéis solares mais tradicionais opacos, são caracterizadas pela sua transparência, possibilidade de personalização em várias cores e capacidade de sobreposição das células para criar padrões, permitem uma versatilidade de design e serem esteticamente mais apelativos. 

Além disso, não necessitam de incidência direta de luz solar, permitindo ser eficientes em ambientes de luz difusa nos espaços interiores.

A Seenergy acredita que a integração de design e estética e tecnologia sustentável é fundamental para impulsionar a adoção generalizada de fontes de energia renovável e moldar um futuro mais sustentável.

#Como se faz uso destes móveis? Ou seja, como se conecta a parte de captação de energia solar depois como o uso dessa de energia?

Os tampos do mobiliário são painéis composto por células solares sensibilizadas por corantes que utilizam as propriedades da cor para criar uma corrente eléctrica – funciona como o processo de fotossíntese nas plantas -, sendo capazes de converter energia solar numa fonte de energia e armazenar essa energia através de uma bateria que é integrada nas peças de mobiliário, podendo depois ser utilizada para carregar dispositivos através de uma entrada USB ou alimentar uma lâmpada LED.

Protótipo de mobiliário que a Seenergy está a desenvolver. Imagem cedida por Rita Gomes

#O que significa para si ser nomeada para os Prémios Europeus de Sustentabilidade? Que oportunidades podem advir daí?

Trabalhar no setor energético como mulher tem os seus desafios. As mulheres ainda enfrentam estereótipos sobre os papéis e capacidades na tecnologia, levando à subestimação nas discussões técnicas e estratégicas. Mas encarei estes desafios como oportunidades para gerar contribuições significativas e o prémio vem dar especial atenção ao contributo feminino e apoiar a igualdade de oportunidades em projetos inovadores no setor da energia.

O prémio cria visibilidade para promover novas parcerias, atrair investimento e a oportunidade de estar presente em eventos como Greentech Festival e a semana Europeia da Energia Sustentável (EUSEW), o maior evento anual dedicado às energias renováveis e à eficiência energética na Europa, que reúne entidades públicas, privadas e ONG’s. Este irá realizar-se de 11 a 13 de, junho em Bruxelas. 

#Quais os planos para o futuro da Seenergy? A médio e longo prazo?

A Seenergy tem planos ambiciosos e inovadores para o futuro, tanto a médio como a longo prazo, que refletem uma visão comprometida com a sustentabilidade, inovação tecnológica e expansão de mercado.

Nos próximos dois anos, a Seenergy o foco será na consolidação do processo de produção e comercialização dos produtos. Este período inclui a finalização do protótipo e início da fabricação de várias peças de arte, bem como a parceria com empresas do setor e distribuidores para expandir o alcance no mercado​​​​.

A longo prazo, estamos a explorar estratégias de entrada no mercado internacional identificando regiões onde a sustentabilidade e a inovação são valorizadas. O desafio será aprimorar a eficiência e a estética, mantendo a acessibilidade para os consumidores e explorar novas aplicações da tecnologia em arquitetura, construção e mobiliário urbano, visando democratizar o acesso à energia solar.

*A votação pública para os Prémios Europeus de Sustentabilidade decorre até dia 2 de junho.

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest