Embalagens sustentáveis e comestíveis

Projeto da Universidade de Coimbra propõe alternativa inovadora ao plástico.

Partilhar

Projeto da Universidade de Coimbra propõe alternativa inovadora ao plástico.

Foi a partir de resíduos do setor agro-alimentar que um grupo de investigadoras da Universidade de Coimbra (UC) chegou a uma inovadora solução alternativa ao plástico. Prolongando igualmente a vida útil dos produtos, esta embalagem tem ainda a particularidade de poder ser ingerida.

Segundo declarações das responsáveis do projecto à agência Lusa, esta embalagem é um tipo de filme obtido “a partir de resíduos de diferentes alimentos”, como cascas de batata e de crustáceos. “É uma abordagem centrada na economia circular”, evitando o desperdício alimentar e reduzindo a produção de lixo. Além disso, este “novo produto confere um adicional nutritivo ao alimento”.

DR Universidade de Coimbra

Imagine cozinhar espargos sem lhes retirar a embalagem, “uma vez que a película que os envolve é composta por nutrientes naturais com benefícios para a saúde”. A equipa de investigação da UC explicou que esta solução foi pensada para revestir “frutas, legumes e queijos”, incorporando compostos bioactivos na sua matriz. “Antioxidantes e probióticos”, por exemplo, “com potenciais efeitos benéficos para a saúde”. Acaba por ser potencialmente vantajoso, quer para os consumidores quer para a indústria, reforçaram.

Marisa Gaspar, Mara Braga e Patrícia Almeida Coimbra iniciaram esta investigação em 2018, no âmbito de um projeto financiado pelo Compete 2020. A ideia foi também premiada pelo programa Projetos Semente de Investigação Interdisciplinar – Santander UC, dedicado a jovens investigadores da UC, assim como no concurso de ideias LL2FRESH, “um programa de co-criação online que visa a otimização do prazo de validade dos alimentos”, conforme descrito no website dedicado ao projeto.

Para saber mais, aceda ao artigo científico publicado na revista Food Packaging and Shelf Life.

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Pin It on Pinterest