Em 30 anos, o nível do mar subiu significativamente – imagina quanto?

NASA mostra subida do nível do mar com uma animação.
Subida do nível do mar

Partilhar

A subida do nível do mar é um problema. As imagens do degelo dos pólos, provocado pelo aquecimento global, têm ‘ilustrado’ o que os cientistas têm vindo a constatar – e a alertar. As consequências para os habitantes do planeta são inevitáveis: se espécies animais sofrem com o desaparecimento dos seus habitats, as populações que vivem junto à costa começam constatar que deverá ser feita uma adaptação a este fenómeno. Solução? Acabar de vez com a emissão de gases com efeito de estufa. 

Subida do nível do mar – em 30 anos, 9 centímetros 

A NASA – tem uma página totalmente dedicada à mudança climática global com o registo de ‘sinais vitais do planeta’. Entre 1993 e 2022, 30 anos, foram 9 centímetros que o nível do mar subiu. Pode não parecer muito mas, visualizando essa subida através do que parece ser uma janela de um barco, torna-se claro e real. 

Antecipar, adaptar

Apesar de as cidades costeiras enfrentarem o problema localmente, não deixa de ser um desafio global. A subida do nível da água do mar é uma ameaça iminente, as catástrofes naturais têm sido mais devastadoras, as altas temperaturas estão a provocar uma grave crise a vários níveis. Devemos estar atentos e antecipar como poderá ser feita a adaptação a esta nova realidade e, mesmo que pareça insignificante para a dimensão do problema, fazer o que estiver ao nosso alcance, no dia-a-dia, para que o aquecimento global não continue a escalar tão rapidamente. 

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest