Em 2019, a Missão Continente distribuiu 12 milhões de euros em alimentos

Combate ao desperdício alimentar passa pela doação de excedentes.

Só no ano passado, a Missão Continente distribuiu o equivalente a mais de 12 milhões de euros em excedentes alimentares. Quando perdem o seu caráter comercial, os artigos são considerados excedentes, ainda que preservem todas as condições de segurança e higiene alimentar. Produtos frescos como fruta, mercearia e artigos de padaria mantêm condições para consumo e, por isso, são doados. Também as parcerias com a Cruz Vermelha Portuguesa, Banco Alimentar Contraa Fome e Banco Solidário Animal permitem à Missão Continente a angariação de bens junto dos clientes.

A maior fatia, de 8,5 milhões de euros, traduziu-se em donativos a 1.022 instituições de solidariedade social e de apoio a animais espalhadas por todo o país. Em alguns casos, o Continente assegura também a entrega dos bens, de acordo com as necessidades dos beneficiários. Além deste apoio, 264 mil euros reverteram para projetos comunitários que contam com a Missão Continente. O restante valor corresponde aos alimentos disponibilizados aos colaboradores das lojas e entrepostos para consumo em horário laboral.

A Missão Continente representa o compromisso da marca na promoção de um futuro mais sustentável e igualitário. As iniciativas de responsabilidade social têm ido ao encontro das principais necessidades da sociedade atual, com especial foco na alimentação, promovendo hábitos alimentares mais saudáveis, o consumo consciente e a redução do desperdício alimentar. As lojas Continente dão o exemplo e todos os anos doam toneladas de alimentos a instituições. Através da Missão Continente, é assegurado o reaproveitamento de produtos que os clientes já não selecionam para quem deles possa beneficiar.

As instituições de solidariedade social e de apoio a animais que pretendam receber este apoio através das lojas da sua área de influência devem candidatar-se no site da Missão Continente.