Tem ou quer ter um animal de estimação? Eis 8 dicas eco-friendly que precisa saber
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Investigadores da Universidade de Coimbra estão a trabalhar em projeto para criação de uma rede de pesca totalmente biodegradável em alternativa às atuais, uma das principais causas da poluição nos oceanos.
Biorede é o nome do projeto de um grupo de investigadores da Universidade de Coimbra que está, precisamente, a tentar criar uma rede de pesca biodegradável, uma ‘biorede’.
O lixo proveniente das atividades piscatórias e que acaba por ir parar ao mar é um dos principais causadores da poluição que ameaça as espécies marinhas, especialmente porque grande parte dos materiais tem plástico na sua composição. A ideia do Biorede é substituir a matéria-prima por materiais biodegradáveis e compostáveis. Ao mesmo tempo, a inovação passa por chegar a uma solução que garanta a resistência esperada de uma rede de pesca, para que o sucesso da atividade não seja comprometido.
Os investigadores da Universidade de Coimbra, em parceria com a FigPesca, associação de pescadores da Figueira da Foz, têm conseguido melhorar a “fórmula” do fio. Em declarações à Lusa, Alexandre Carvalho, vice-presidente da associação, assegurou que o protótipo está pronto para ir para o mar.
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Para ajudar na tarefa quotidiana de separação do seu lixo doméstico, compilamos 17 dúvidas que frequentemente surgem sobre reciclagem.
Para adultos e crianças. Leve a sustentabilidade de férias consigo, com estas dicas para ler, ouvir e tomar ação.
É a pergunta a que o projeto Cidade do Zero pretende responder, num evento gratuito que terá lugar nos próximos dias 14 e 15 de setembro, no Instituto Superior de Agronomia
Aqueles que gostam de passear pela Natureza, agora têm um pretexto para o fazerem… à noite
O combate aos incêndios começa na sensibilização para comportamentos a evitar durante o verão. Conheça alguns.