Dúvidas sobre datas de validade dos alimentos? A APED ajuda
Vem aí uma nova campanha de sensibilização para entendermos melhor as datas de validade dos alimentos e evitar desperdício
Associação promove campanhas de sensibilização dedicadas aos plásticos de uso único e equipamentos elétricos e eletrónicos.
Artigo atualizado em outubro de 2023
Depois de uma primeira campanha, em outubro de 2022 (data da publicação original deste artigo), a APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição volta a promover a reutilização e a reciclagem. O apelo à reutilização e reciclagem de plásticos de uso único mantém-se, juntando-se o desafio de promover o correto encaminhamento e reciclagem de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE).
Apelar à importância do consumo sustentável de plásticos de uso único e sua reutilização, bem como à adoção de comportamentos adequados para o seu descarte, são os principais propósitos da mais recente campanha da APED.
São várias as utilizações que podemos dar ao plástico, pelo que está nas mãos de cada um contribuir para que este material chegue ao destino correto quando não é mais necessário. Ao encaminhar corretamente os produtos e embalagens de plástico em fim de vida, está a ajudar a prevenir a poluição dos solos, dos oceanos e das praias, evitando ainda o impacto na rede de esgotos de meios desadequados de eliminação desses produtos.
Deve ainda usar alternativas reutilizáveis sempre que possível – usar sacos reutilizáveis na zona de frutas e legumes e padaria e recipientes próprios para levar produtos da charcutaria e do take-away são alguns exemplos.
Está também a ser promovida uma campanha para sensibilizar para a correta deposição e reciclagem de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), mostrando que é tão fácil como ir às compras.
Entregue os equipamentos elétricos e eletrónicos que tem lá por casa e que já não usa, ou que estão estragados ou ultrapassados, numa das lojas Continente.
Ao encaminhá-los corretamente ajuda a prevenir a contaminação dos solos, das águas e dos ecossistemas e garante o tratamento das substâncias nocivas presentes em alguns destes equipamentos. Adicionalmente, a sua reciclagem permite reaproveitar materiais dos equipamentos usados e integrá-los no fabrico de novos produtos, moderando a extração de matérias-primas virgens.
O Continente, enquanto parceiro da APED, apoia e integra as campanhas com materiais em loja e em outros meios de comunicação.
Com estas campanhas, o Continente dá um novo passo na consciencialização dos consumidores, convidando à adoção de comportamentos que podem fazer a diferença na sustentabilidade do planeta, materializando uma vez mais o compromisso do setor do Retalho e Distribuição na promoção das melhores práticas de sustentabilidade.
Vem aí uma nova campanha de sensibilização para entendermos melhor as datas de validade dos alimentos e evitar desperdício
É a pergunta a que o projeto Cidade do Zero pretende responder, num evento gratuito que terá lugar nos próximos dias 14 e 15 de setembro, no Instituto Superior de Agronomia
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
O projeto “caçadores de nevoeiro” é um exemplo no que diz respeito ao combate à seca e restauração da biodiversidade, de forma natural
Embora em Portugal a água da torneira seja segura na maioria do território, há quem não goste de beber água da torneira, devido ao sabor ou medo de contaminação. Nesses casos, conheça alguns métodos