Dia Mundial do Vento. Energia eólica – tudo sobre a líder das renováveis em Portugal

Para comemorar o Dia Mundial do Vento, encontre aqui toda a informação sobre a energia renovável líder em Portugal

dia do vento

O Dia do Vento (15 de junho) foi criado na Europa em 2007 pela Wind ​Europe, em parceria com o Global Wind Energy Council (GWEC) e mais tarde, em 2009, tornou-se uma celebração mundial. O objetivo é chamar a atenção para o grande potencial do vento como recurso de produção de energia renovável.​

Mas vamos por partes. Como funciona a energia eólica?

#1 – O vento

Em primeiro lugar, devemos perceber o que é o vento. Este é gerado por três aspetos: 

  • o aquecimento da atmosfera pelo sol
  • a rotação da Terra (ventos planetários ou globais) e
  • as irregularidades da superfície da Terra (ventos locais e regionais).

Assim, o ar sob alta pressão move-se em direção a áreas de baixa pressão – e quanto maior a diferença de pressão, mais rápido o ar flui e mais forte é o vento!

#2 – As turbinas eólicas

A transformação do vento em energia ocorre a partir das turbinas eólicas, que podem ser encontradas em solo (onshore) ou no mar (offshore). Estas captam a energia cinética que está no vento e a convertem em energia mecânica, que é depois utilizada sobretudo na forma de eletricidade. A capacidade de produção de energia de uma única turbina pode variar entre 100 quilowatts e 12 megawatts.

Estas turbinas estão cada vez mais integradas nas paisagens naturais – podemos encontrar parques eólicos em colinas, paisagens abertas, fixados no fundo do mar e até flutuantes em águas profundas.

Mudança de paradigma

Está em curso uma grande mudança de paradigma da forma como obtemos a energia que move as nossas sociedades. Só em 2023, a capacidade instalada de produção de energia renovável no nosso planeta aumentou 50% e as fontes renováveis devem ultrapassar o carvão para se tornarem a maior fonte de produção de eletricidade no mundo, já no início de 2025.

Nesta transição, a energia eólica tem um papel importante. Além de ser limpa, na maior parte da Europa é a mais barata das novas formas de produção de energia. Apresenta-se assim como uma forma económica de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e coexiste de forma sustentável com outros setores. Os terrenos onde estão localizados os parques eólicos também podem ser utilizados para agricultura e outros fins.

Segundo o GWEC, entre 75% e 80% das populações que vivem perto dos parques eólicos na Europa são a seu favor. E são mais de 300 mil os postos de trabalho que a energia eólica já permitiu criar na Europa, gerando 37 mil milhões de euros para o PIB europeu. 

A nível mundial, mais de 80 países têm parques eólicos em funcionamento, sendo a China o país que apresenta o programa mais ambicioso para produzir energia a partir do vento. Apenas em 2023, este país aumentou a capacidade de produzir energia eólica em 66%.

Líder em Portugal

Portugal também se destaca na transição energética em curso: atingiu um novo recorde em 2023, com as fontes de energia renováveis ​​a fornecerem 61% de toda a eletricidade utilizada no país, uma subida de 49% face ao ano anterior. Assim, Portugal apresenta um dos rácios atuais mais elevados da Europa, sendo a energia eólica a mais utilizada por cá, responsável por um quarto de toda a eletricidade consumida em 2023. O objetivo nacional é atingir os 85% de energia proveniente de fontes renováveis até 2030. 

Artigos recentes

Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Todos os meses, mais informação, menos plástico: subscreva a nossa newsletter
    Por favor, desative o adblock para poder subscrever à newsletter.
    © Copyright 2024 Modelo Continente Hipermercados, S.A. Todos os direitos reservados.