Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Para comemorar o Dia Mundial do Vento, encontre aqui toda a informação sobre a energia renovável líder em Portugal
O Dia do Vento (15 de junho) foi criado na Europa em 2007 pela Wind Europe, em parceria com o Global Wind Energy Council (GWEC) e mais tarde, em 2009, tornou-se uma celebração mundial. O objetivo é chamar a atenção para o grande potencial do vento como recurso de produção de energia renovável.
Em primeiro lugar, devemos perceber o que é o vento. Este é gerado por três aspetos:
Assim, o ar sob alta pressão move-se em direção a áreas de baixa pressão – e quanto maior a diferença de pressão, mais rápido o ar flui e mais forte é o vento!
A transformação do vento em energia ocorre a partir das turbinas eólicas, que podem ser encontradas em solo (onshore) ou no mar (offshore). Estas captam a energia cinética que está no vento e a convertem em energia mecânica, que é depois utilizada sobretudo na forma de eletricidade. A capacidade de produção de energia de uma única turbina pode variar entre 100 quilowatts e 12 megawatts.
Estas turbinas estão cada vez mais integradas nas paisagens naturais – podemos encontrar parques eólicos em colinas, paisagens abertas, fixados no fundo do mar e até flutuantes em águas profundas.
Está em curso uma grande mudança de paradigma da forma como obtemos a energia que move as nossas sociedades. Só em 2023, a capacidade instalada de produção de energia renovável no nosso planeta aumentou 50% e as fontes renováveis devem ultrapassar o carvão para se tornarem a maior fonte de produção de eletricidade no mundo, já no início de 2025.
Nesta transição, a energia eólica tem um papel importante. Além de ser limpa, na maior parte da Europa é a mais barata das novas formas de produção de energia. Apresenta-se assim como uma forma económica de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e coexiste de forma sustentável com outros setores. Os terrenos onde estão localizados os parques eólicos também podem ser utilizados para agricultura e outros fins.
A nível mundial, mais de 80 países têm parques eólicos em funcionamento, sendo a China o país que apresenta o programa mais ambicioso para produzir energia a partir do vento. Apenas em 2023, este país aumentou a capacidade de produzir energia eólica em 66%.
Portugal também se destaca na transição energética em curso: atingiu um novo recorde em 2023, com as fontes de energia renováveis a fornecerem 61% de toda a eletricidade utilizada no país, uma subida de 49% face ao ano anterior. Assim, Portugal apresenta um dos rácios atuais mais elevados da Europa, sendo a energia eólica a mais utilizada por cá, responsável por um quarto de toda a eletricidade consumida em 2023. O objetivo nacional é atingir os 85% de energia proveniente de fontes renováveis até 2030.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura