Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
A crise mundial de água e saneamento exige mudanças efetivas.
A 22 de março, assinala-se o Dia Mundial da Água. O apelo para acelerar a mudança e resolver a crise de água está no centro do discurso. Este ano, o mote é “be the change” (em tradução livre, “sê a mudança/faz parte da mudança”) e a campanha global, promovida pelas Nações Unidas, antecipa algumas das principais ideias a discutir na Conferência da Água 2023, entre 22 e 24 de março em Nova Iorque, EUA.
De acordo com um estudo recentemente publicado no jornal Plos One, são estimados cerca de 171 mil milhões de microplásticos nos oceanos (em 2005, as estatísticas apontavam para 16). Mais: a maior concentração de plástico no oceano é no Mar Mediterrâneo, aqui bem perto. A acumulação de resíduos plásticos nos últimos anos não se resolve, aponta o estudo, com a reciclagem. Será necessário, sim, travar a produção.
Para ouvir: Episódio da rubrica da Antena 3 “Fricção Científica”, da autoria de Isilda Sanches, dedicado a comentar o estudo do Plos One sobre o plástico.
O mundo irá reunir-se para a Conferência da Água 2023, convocada pelas Nações Unidas a fim de discutir as melhores soluções para enfrentar os atuais desafios causados pela escassez de água. Com o objetivo de redigir um documento final que oriente procedimentos futuros, este evento envolve altas expectativas e a definição da Agenda para a Água.
Compromissos que unam todos os “setores, indústrias e interesses” e “nações, partes interessadas e profissionais” em ações que ajudem a cumprir a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável são alguns dos propósitos desta Conferência. Os desafios exigem ideias inovadoras e transformadoras e uma abordagem para além do que já está a ser feito.
Desafio: escolha alguns dos compromissos que sugerimos para que, ativamente, contribua para a mudança urgente e necessária.
Poupe água: tome banhos mais rápidos e não deixe a torneira aberta quando lavar os dentes, por exemplo.
Compre produtos locais: alimentos sazonais, produzidos localmente, não necessitam de tanta água na sua produção.
Seja curioso: descubra de onde vem a água que consome e de que forma é distribuída.
Proteja a natureza: plante uma árvore!
Não polua: não deite restos de comida e óleos na sanita.
Limpeza: participe em ações de limpeza de praias e rios.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura