Já em 2018, as notícias davam conta de que os britânicos, descontentes com a poluição causada por plástico, estavam a aderir à entrega de leite porta-a-porta em garrafas de vidro. Desde julho deste ano que os consumidores do Reino Unido podem fazer a devolução de garrafas de leite de uma forma simples e com reembolso de 0,23€. Promotores da iniciativa pioneira acreditam que o sistema pode trazer uma nova vida à reciclagem na Europa.
Devolução de garrafas de leite – como funciona?
Através de um código QR, os consumidores britânicos podem receber o valor correspondente à devolução de garrafas que fizeram numa carteira digital (0,23€ por cada garrafa) e podem transferir o valor para uma conta bancária. Essa devolução é, basicamente, o depósito das garrafas de leite em contentores específicos para recolha e posterior reciclagem. A compensação financeira é um incentivo para os consumidores e o sistema de recolha, simples e prático, permitirá garantir a reciclagem de milhões de garrafas. A ideia, para já, é testar o sistema com o projeto-piloto (apenas em alguns supermercados) para implementar em 2025 por todo o país. Se os resultados forem tão positivos como esperado, poderá ser um exemplo a replicar em outros países.
Devolução de garrafas de plástico
Recorde-se que um sistema idêntico para devolução de garrafas de plástico já foi testado no nosso país, não tendo tido, no entanto, o sucesso esperado no que respeita à participação dos cidadãos. Poderá um incentivo financeiro mais significativo (em relação aos atribuídos durante a fase do projeto-piloto em Portugal) ser um dos fatores para alcançar números mais significativos?