A camada de ozono e sua relação tóxica com o ser humano
Todos já ouvimos falar dela mas será que sabemos o que realmente é? Como se forma e como protege a vida no planeta? E como a atividade humana está a destruí-la?
Apesar de a data internacional ter sido assinalada a meio de setembro, há ações de limpeza a decorrer durante todo o ano.
E ao terceiro sábado do mês de setembro, é dia de promover a proteção dos oceanos e a biodiversidade marinha, com ações de limpeza costeira a acontecerem por todo o mundo. Começou com uma limpeza local organizada pela ONG norte-americana Ocean Conservancy, em 1986, e hoje acontece em mais de 150 países.
Em Portugal, é a Fundação Oceano Azul que lança o desafio e se encarrega de compilar todos os eventos, conforme as ações de limpeza vão sendo registadas no website – inclusive limpezas subaquáticas. Para os interessados, é uma boa base de dados das organizações que trabalham no âmbito da preservação costeira, para que possam juntar-se a estas e a outras ações depois de setembro.
As iniciativas contam com o apoio da União Europeia. Se participar, registe e partilhe nas redes sociais com hashtag #EUBeachCleanup e com #SeatheChange (da campanha da Ocean Conservancy).
Para participar numa ação de limpeza ou organizar uma, em qualquer altura do ano, lembre-se de seguir os seguintes passos:
Identifique um local seguro para a limpeza e antecipe onde irá descartar o lixo recolhido.
2. Reúna os materiais
Luvas, sacos do lixo e garrafa de água reutilizável são os básicos.
3. Mãos à obra!
Durante a ação de limpeza, pode fotografar alguns itens para registo.
Há de tudo nos nossos oceanos. A competir com as mais de 250.000 espécies registadas no WoRMS (Registo Mundial de Espécies Marinhas) ou mesmo com as cerca de 700.000 estimadas, há um incalculável número de objetos de plástico que ameaçam ultrapassar (e prejudicar) as espécies marinhas. A mudança começa em terra, evitando utilizar plástico desnecessário e que o lixo vá parar aos oceanos. Limpar a costa também faz parte da missão de conseguirmos um planeta livre de plástico.
Fonte: Ocean Conservancy
Todos já ouvimos falar dela mas será que sabemos o que realmente é? Como se forma e como protege a vida no planeta? E como a atividade humana está a destruí-la?
Vem aí uma nova campanha de sensibilização para entendermos melhor as datas de validade dos alimentos e evitar desperdício
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
A poluição do ar está associada a um maior risco de infertilidade nos homens, enquanto a poluição sonora afeta mais as mulheres
A adoção de práticas sustentáveis no trabalho é cada vez mais percecionada como forma de melhorar a qualidade de vida
Foi a 25 de setembro de 2015 que as Nações Unidas adotaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Conheça os esforços que Portugal tem feito para os alcançar