Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
A Adidas anunciou que, até 2024, deixará de utilizar plástico virgem nos seus produtos.
A Adidas anunciou que, até 2024, deixará de utilizar plástico virgem nos seus produtos. Entre calçado desportivo e vestuário, cerca de 50% da composição dos produtos da marca é poliéster e a responsabilidade ambiental do gigante mundial tem-se refletido em algumas iniciativas.
Estima-se que estejam disponíveis para venda, espalhados pelo mundo, mais de 900 milhões de artigos da marca. No entanto, consciente do impacto da sua produção, desde 1989 que a Adidas assume uma política de sustentabilidade.
2019: 11 milhões de pares de sapatilhas amigas do ambiente
A parceria com a Parley for the Oceans é um dos projetos promovido pela Adidas no âmbito da utilização responsável do plástico. A Parley for the Oceans recolhe plástico em acções de limpeza das praias e a Adidas recicla e incorpora o lixo plástico nas sapatilhas que produz. Só em 2019, o objetivo é que pelo menos 11 milhões de pares de sapatilhas sejam feitas com plástico reciclado recolhido no âmbito desta iniciativa.
Em 2021, por exemplo, será lançado um modelo de sapatilhas de running 100% recicláveis, o FutureCraft.Loop. “Feito para ser refeito” é a base do conceito inovador. O calçado de alto desempenho desportivo é feito com termoplástico reciclado e 100% reutilizável. É moldado, fundido à sola e tricotado, sem necessidade de acrescentar qualquer tipo de cola. Para já, os FutureCraft.Loop estão a ser testados por mais de 200 fornecedores da Adidas antes de estarem disponíveis no mercado.
Até agora, calçado e vestuário feitos com plástico reciclado eram quase só exclusivos de marcas de nicho. Com o exemplo de gigantes mundiais como a Adidas, o mercado global irá, decerto, procurar novas alternativas ao poliéster produzido exclusivamente a partir de plástico virgem.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura