A partir de 14 de junho, a Cozinha Continente e a Go Natural, marcas da MC, vão implementar um projeto piloto e pioneiro nos seus restaurantes para promover a reutilização nas embalagens de take-away.
Uma alternativa mais sustentável às atuais embalagens descartáveis, mais económica e igualmente conveniente para o consumidor. O sistema circular, desenvolvido pela Vytal, consiste, basicamente, em levar uma embalagem emprestada, gratuitamente, evitando a taxa de 0,30€ a que as embalagens de uso único, com plástico, para take-away, estão sujeitas (desde 1 de julho de 2022), e devolvê-la depois de usufruir da refeição.
O modelo de ‘return on the go’ da Vytal é baseado numa solução digital que permite, através de um código QR, registar e rastrear as embalagens. As embalagens em si são rígidas, de qualidade, recicláveis e representam uma alternativa às embalagens descartáveis, reduzindo o desperdício e os resíduos. As embalagens podem ser reutilizadas até 200 vezes.
Reutilização de embalagens de take-away
A circularidade é um dos pilares da Estratégia de Sustentabilidade da MC que, como tal, ao longo dos últimos anos, tem vindo a transformar de forma muito significativa as suas embalagens, assegurando a sua reciclabilidade e promovendo a incorporação de material reciclado.
Complementarmente, a MC tem trabalhado e promovido a reutilização das embalagens, com a ambição de assegurar que até 2025 todas as suas embalagens serão recicláveis ou reutilizáveis. Tendo sido já implementados diferentes sistemas de reutilização de embalagens, nas lojas Continente, como sacos de algodão nas frutas e legumes, sacos de pano na padaria, e também a inovar e testar nesta área como é o caso do “Refill Spot by Continente”, nas lojas Continente do Colombo e de Matosinhos.
No âmbito deste projeto piloto, a solução será disponibilizada em alguns restaurantes Go Natural na zona de Lisboa (Centro Comercial Vasco da Gama e Alegro Alfragide) e nos restaurantes da Cozinha Continente – Telheiras e Amadora, o último com abertura prevista nas próximas semanas.
Esta iniciativa está a ser desenvolvida em parceria com a Vytal, líder europeu em soluções de reutilização para food solutions. E a MC é o primeiro parceiro da Vytal em Portugal .
Como funciona o sistema Vytal?
O sistema circular de reutilização da Vytal é simples: a embalagem é emprestada ao cliente que a pode reutilizar gratuitamente através de uma app para o telemóvel, disponível para Android e IOS.
Passo-a-passo:
1. Fazer o download gratuito da app Vytal;
2. Solicitar num dos 4 restaurantes aderentes uma embalagem reutilizável Vytal
3. Ler o código QR da embalagem que está a levar com a sua refeição;
4. Para devolver a embalagem, o cliente deve dirigir-se a um dos espaços da Cozinha Continente ou Go Natural aderentes ao projeto, no prazo máximo de 14 dias, sem nenhum custo associado. Caso não o faça neste período ou opte por ficar com a embalagem, ser-lhe-á cobrado um valor de 10 euros.
A higienização das embalagens é garantida pelos restaurantes, para que sejam reutilizadas novamente.
A ‘Cozinha Continente’ é uma marca da MC que recupera o sabor e a origem das receitas tradicionais portuguesas e entrega comida pronta a saborear, seja nos restaurantes, nos balcões de atendimento e lineares de take-away das lojas, ou para encomendar no Continente Online e nas plataformas de entrega ao domicílio.
A Go Natural, criada em 2004, visa tornar a alimentação o mote e inspiração para um estilo de vida mais saudável e sustentável, para todos. A marca apresenta receitas cheias de sabor, com ingredientes naturais e integrais, sem aditivos e conservantes, com soluções adaptadas a todos os momentos do dia, como a oferta de cafetaria e a comida pronta a levar.
O que distingue o sistema Vytal?
Criar um sistema de take-away sem resíduos descartáveis é a principal missão da Vytal. Fabiano Barthel e Tim Breker criaram a empresa “para contribuir para resolver o problema global do lixo, para reduzir o desperdício de recursos e apoiar a transição para uma economia circular”, assumem no compromisso da marca. As embalagens circulam, evitam-se resíduos e cumprem na perfeição o seu propósito funcional.