Continente é Marca de Confiança Ambiente pela 11ª vez consecutiva

O Continente acaba de ser eleito “Marca de Confiança Ambiente 2020” pelos portugueses, pelo 11.º ano consecutivo, na categoria de “Hiper/Supermercados”.

De acordo com Vítor Martins, Diretor de Ambiente da Sonae MC, “é com grande satisfação que recebemos, pelo 11.º ano consecutivo, a distinção “Marca de Confiança Ambiente”. A sustentabilidade ambiental é uma preocupação fundamental no desenvolvimento dos negócios da Sonae MC. Enquanto retalhista líder alimentar no mercado nacional, sabemos que o nosso dever é encontrar e implementar medidas que procurem minimizar o impacto da nossa atividade no ambiente, sensibilizando também fornecedores, parceiros, colaboradores e clientes para a importância do seu contributo para a sustentabilidade ambiental.”

O Continente tem vindo a implementar diversas medidas em torno desta matéria, nomeadamente através do seu “Compromisso para o uso responsável do Plástico”.  Através das iniciativas desenvolvidas para reduzir ou eliminar a utilização de materiais de plástico de origem fóssil, o Continente já economizou 3,9 mil toneladas deste material em 2019, o que representa uma poupança 77% superior às projeções iniciais de 2,2 mil toneladas/ano.

Enquanto agente ativo na promoção de hábitos de consumo conscientes, o Continente assumiu o compromisso de antecipar para 2025, a ambição definida pela União Europeia para 2030, de reduzir (ou mesmo eliminar quando possível) a utilização de materiais de plástico de origem fóssil, no que diz respeito aos produtos de marca própria, assegurando que todos eles têm embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.

O Continente tem também trabalhado em projetos de economia circular e combate ao desperdício, como são os produtos feitos a partir de excedentes alimentares, a Caixa Zer0% Desperdício (caixas de 5Kg com frutas e legumes que se aproximam do fim do seu valor comercial, pelo preço de 0,50€ ao kg), além da doação diária de excedentes alimentares a instituições de solidariedade social e apoio a animais.

Outra forma de difundir a importância da sustentabilidade ambiental tem sido através das iniciativas dedicadas a diferentes stakeholders da sociedade, como é o caso do II Grande Inquérito sobre Sustentabilidade em Portugal que disponibiliza à sociedade civil vários insights sobre a opinião pública a respeito do tema, ou o projeto Escola Missão Continente que aborda, entre outros, o tema do consumo consciente junto de alunos do 1º ciclo de todo o País.

O selo “Marca de Confiança Ambiente 2020” está incluído no estudo “Marcas de Confiança” realizado pela revista Selecções do Reader’s Digest, que tem como objetivo medir o grau de confiança que os consumidores depositam nas marcas. Esta 20.ª edição contou com um universo de mais de 12.000 inquiridos que votaram em dezenas de marcas, distribuídas por 12 categorias de produtos ou serviços, através de um questionário misto: via postal e online, com respostas livres e espontâneas.