Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Comunicado de imprensa 13/12/2021: Fora da Caixa.
‘Fora da Caixa’ é o nome da iniciativa que arranca hoje no site Plástico Responsável do Continente e que desafia os portugueses a sugerirem melhorias para as embalagens dos produtos de marca própria. Para assinalar o lançamento do projeto, que conta com o apoio e participação da Sociedade Ponto Verde, as primeiras ideias submetidas (até 17 de janeiro) serão avaliadas por um júri que atribuirá cabazes de produtos às 10 melhores. Posteriormente, uma votação online do público ditará a ideia vencedora entre as 10 selecionadas, que não só será implementada em loja, como o seu autor receberá um robot de cozinha Yämmi 2 XXL.
Os consumidores que queiram sugerir alterações às embalagens Continente (ou à forma como os produtos estão expostos em loja), para tornar a marca mais sustentável, já o podem fazer numa plataforma criada para o efeito: “Fora da Caixa”. A página está disponível permanentemente, mas, para assinalar o seu lançamento, há um passatempo a decorrer até 17 de janeiro, que irá premiar as melhores ideias.
Na página do “Fora da Caixa”, além de poder deixar as suas ideias e consultar os passatempos a decorrer, é possível conhecer todas as medidas já implementadas pelo Continente nos seus produtos. As ideias submetidas na plataforma que resultem mesmo em novas embalagens, poderão chegar às lojas com o nome do autor identificado no packaging.
Para participar no passatempo de lançamento, as ideias devem ser submetidas na plataforma até 17 de janeiro. Numa primeira fase, um júri de especialistas em sustentabilidade da Sonae MC e da Sociedade Ponto Verde selecionarão as 10 melhores, que ficarão disponíveis para votação do público a partir de dia 31 de janeiro até dia 14 de fevereiro. Os autores das 10 participações escolhidas pelo júri recebem um kit de compras sustentável (com produtos Continente Bio, Continente Eco, da marca Kasa, etc.) e a ideia mais votada pelo público receberá ainda uma Yämmi 2 XXL e o livro de receitas “Simples, Yämmi e sem Desperdício”.
“O Continente tem vindo a trabalhar em diversas medidas no âmbito da sua Estratégia para o Uso Responsável dos Plásticos, contando com um grupo de trabalho multidisciplinar focado no desenvolvimento de soluções mais sustentáveis – que junta às nossas equipas os nossos fornecedores, parceiros como a Sociedade Ponto Verde e, agora, consumidores. Porque sentimos os consumidores cada vez mais envolvidos – desde os produtos em si até aos sacos e recipientes em que os transportam –, é natural que queiramos escutar o que têm para nos sugerir. Nos últimos anos temos feito várias alterações às nossas embalagens para eliminar os materiais desnecessários, melhorar a sua reciclabilidade, e incorporar materiais reciclados; acreditamos que, em conjunto com os consumidores, podemos fazer a diferença. Todos os dias recebemos questões e sugestões de quem contacta diretamente com as nossas embalagens, mas agora quisemos criar um espaço próprio para esta missão” explica Ana Alves, Diretora Comercial de Marcas Próprias da Sonae MC. “O ‘Fora da Caixa’ nasce porque sabemos que acelerar a transição para uma economia circular em plásticos e em embalagens só é possível com o compromisso e participação de todos. Esperamos receber muitas ideias e levá-las até às lojas”, acrescenta a responsável.
Em 2020, o Continente já alcançou um nível de poupança superior a 4,2 mil toneladas de plástico virgem por ano. Além das toneladas de plástico virgem eliminadas (entre eliminação de plástico considerado desnecessário e substituição de material virgem por reciclado), a marca substituiu ainda 50 toneladas de plástico com baixa reciclabilidade (como o PVC) por outros materiais mais fáceis de reciclar (como o PET) dos seus produtos. Atualmente, mais de 73% das referências de marca própria já são 100% recicláveis.
Também outras áreas como a redução do desperdício alimentar, energia, transporte, entre outros, fazem parte das preocupações da Sonae MC com vista a diminuir a pegada ambiental da sua atividade.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura