Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Evento de 2 dias, no Porto, propõe debater as cidades costeiras e a crise climática.
A propósito do primeiro aniversário do Azul, o projeto do jornal Público dedicado à “cobertura jornalística da crise climática, ambiente, biodiversidade e sustentabilidade”, poderá acompanhar uma série de trabalhos dedicados às zonas costeiras de Portugal e participar na conferência ‘Cidade Azul’, nos dias 11 e 12 de maio, no Porto – inscrição gratuita mas obrigatória, limitada à capacidade da sala.
É um facto: há ameaças na costa, como a erosão e a subida do nível do mar, que se agravam com as alterações climáticas. Mas há muitos outros problemas ambientais que estão a alterar o aspecto e a saúde das nossas cidades. O programa para os dois dias da conferência ‘Cidade Azul’ propõe precisamente partilhar algumas teses “sobre os reptos ambientais que os grandes aglomerados populacionais enfrentam”. Encontrar “as perguntas e as respostas” para que possamos, em conjunto, chegar às soluções mais adequadas são os principais objetivos.
Para compreender melhor: infografia especial AZUL sobre os desafios da subida do nível médio das águas do mar, da intrusão salina e da erosão costeira em plena crise climática.
Público AZUL
No primeiro dia, o programa começa com uma tour de autocarro com paragem para visitar alguns projetos que se têm destacado na área do ambiente e que têm contribuído para que o Porto se afirme como uma cidade mais sustentável. Desde a implementação de painéis fotovoltaicos em zonas residenciais à reciclagem e reaproveitamento de resíduos orgânicos, será possível conhecer de perto alguns desses projetos. A tarde será dedicada a workshops: mobilidade, economia circular e moda sustentável são temas a explorar.
No segundo dia, inteiramente dedicado à conferência, a manhã começa com o orador internacional Robert Nicholls, da Universidade de East Anglia, a lançar o mote para a reflexão principal. O painel de convidados que se segue irá debater as ameaças – Miguel Miranda do IPMA, Ana Trigo Morais da Sociedade Ponto Verde e Helena Freitas (diretora do Parque de Serralves e professora catedrática na área de biodiversidade e ecologia na Universidade de Coimbra) são alguns dos nomes.
Durante a tarde, debatem-se as soluções. A adaptação a novos desafios ambientais, o futuro das cidades e também as políticas para que as medidas definidas sejam, efetivamente, aplicadas. Para o encerramento está prevista a intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Pioneiro em ter uma equipa de jornalistas dedicada aos temas ambientais e “à urgência da crise climática”, o jornal Público conta com uma vasta e complexa biblioteca de artigos, reportagens e infografias na secção Azul. É um projeto com o apoio de parceiros como a Fundação Calouste Gulbenkian e o centro de investigação Biopolis, que permite o livre acesso a todos os conteúdos, mediante registo prévio na página do jornal.
Mais informações:
Conferência ‘Cidade Azul’ – 11 e 12 de maio, Porto, Pavilhão Rosa Mota/Super Bock Arena
Programa completo e links para inscrições na conferência e workshops aqui.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura
Maria Ângela Dias Curado diz:
Pretendo inscrever nos workshops, mas o site não está a funcionar.
Chamo-me: Ângela Curado.
É possivel fazerem esta inscrição?
Obrigada
Sara Ribeiro diz:
Olá Ângela! O Plástico Responsável apenas está a partilhar a informação. As inscrições deverão ser feitas através deste link: https://form.formcan.com/frtqy1yrj1z/