Cogumelos capazes de degradar plástico em tempo recorde 

Testes realizados na Universidade de Sidney representam um desenvolvimento importante.
Cogumelos capazes de decompor plástico

Partilhar

Cogumelos capazes de degradar uma amostra de plástico em 140 dias? É possível e representa um importante desenvolvimento para a ciência – pelo menos a equipa responsável, da universidade australiana de Sidney, assim acredita. 

A experiência foi feita com polipropileno, o plástico utilizado commumente nas tampas das garrafas, por exemplo. Muito do plástico encontrado na natureza é deste tipo e pode demorar centenas de anos até se degradar – além do que se vai decompondo em microplásticos.

Estará a solução na natureza?

Os cientistas têm trabalhado em soluções de base natural para a questão da decomposição do plástico, com resultados positivos mas sem grande impacto para reproduzir em maior escala. Os fungos ‘Aspergillus terreus’ e ‘Engyodontium album’ juntos foram capazes de fazer desaparecer por completo grânulos, filmes finos e até folhas de polipropileno revestidas com alumínio. Após 90 dias, quase 30% das amostras já se tinham decomposto mas foram precisos apenas 140 dias, no total, para não restarem vestígios de plástico. 

Num artigo da Science Alert, a equipa de investigadores australianos partilha mesmo que é a maior taxa de degradação registada até agora em estudos do género. Apesar da celeridade do processo de degradação, é essencial perceber de que forma os microorganismos presentes nos cogumelos digerem o plástico em moléculas mais simples. É possível, segundo avançam, impulsionar o método mas não ainda para passar à sua industrialização. 

Há um longo caminho a percorrer na investigação mas todos os avanços, como este, contribuem para acelerar as soluções. No entanto, olhar para a raíz do problema – o excesso de plástico e a sua transformação em resíduo – é uma prioridade. Mais do que a reciclagem do material, é imperativo trabalhar na sua circularidade, evitando que acabe na natureza. E a solução pode estar na própria natureza, nos cogumelos que degradam plástico mas não só.

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest