Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
É a pergunta a que o projeto Cidade do Zero pretende responder, num evento gratuito que terá lugar nos próximos dias 14 e 15 de setembro, no Instituto Superior de Agronomia
Esta será a terceira edição do evento que no último ano juntou 20 mil visitantes durante dois dias. O objetivo é simular uma cidade sustentável e inclusiva, através de mais de 120 atividades, incluindo workshops, palestras, oficinas de reparação, atividades para educar os mais novos e exposição de produtos e projetos nacionais que visam criar um mundo mais sustentável.
“Nesta 3ª edição, a Cidade do Zero ganha dimensão em todas as suas vertentes. Teremos mais palestras, mesas redondas, workshops, showcookings, marcas no mercado e opções na restauração, além de mais atividades para crianças e famílias, tornando esta cidade ainda mais inclusiva e divertida para todas as idades”.
Catarina Barreiros, criadora de conteúdos sobre sustentabilidade e fundadora do projeto Do Zero
Todo o evento foi pensado para ter o menor impacto possível, sendo produzido com materiais reaproveitados e sustentáveis, como a madeira nacional proveniente de florestas certificadas, usadas para construir as bancas. Além disso, as plantas decorativas serão apenas espécies nacionais e que poderão ser produtivas para alimentação humana.
Para as palestras e mesas redondas estão previstos cinco diferentes espaços, que vão receber oradores como Nuno Brito Jorge, CEO da GoParity, empresa de investimentos financeiros de impacto social e ambiental positivo, o psiquiatra e escritor Daniel Sampaio, o economista José Maria Pimentel, autor do podcast 45 Graus, e Rita Saias, consultora para a juventude da Presidência da República. Regressam este ano a sexóloga Tânia Graça, e a criadora de conteúdos sobre cuidado de plantas conhecida como “A Tripeirinha”.
Nos habituais workshops de reparação e DIY (Do It Yourself), será possível aprender a reparar desde bicicletas a roupa e calçado, passando por equipamentos eletrónicos, fatos e pranchas de surf ou cerâmica.
Já os showcookings pretendem trazer ideias e receitas saudáveis e anti-desperdício. Os mais pequenos poderão conviver com galinhas, aprender nas oficinas com lã de ovelha e num curso de finanças.
Além disso, haverá ainda um espaço para trocas de roupas, plantas, bicicletas, artigos de puericultura e material escolar.
A Cidade do Zero estará aberta ao público entre as 10h00 e as 19h30. O acesso é livre e a participação nas atividades é gratuita, mas é necessário fazer uma pré-inscrição no site do evento.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura