Celebridades norte-americanas “vestem” causa ambiental

Popular marca de roupa desportiva utiliza plástico reciclado.

Atrizes, cantoras e outras celebridades norte-americanas têm divulgado marca de uma roupa desportiva sustentável cujos produtos são exclusivamente feitos a partir de garrafas de plástico reciclado. A Girlfriend Collective já reciclou mais de 2,5 milhões de garrafas de plástico na produção de leggings, calções e t-shirts. As leggings, por exemplo, são feitas com 25 garrafas cada. No caso das t-shirts, alguns modelos contêm algodão na sua composição mas a própria fibra é proveniente de resíduos da indústria têxtil. A missão da marca é ser totalmente sustentável em todas as etapas da produção, desde as matérias-primas, aos fornecedores e às próprias embalagens, recicladas e recicláveis. Apesar de terem fábrica no Vietnam, garantem que o trabalho é feito com segurança, salários justos e todas as condições de bem-estar.

Sabia que quase todas as roupas têm tecidos sintéticos na sua composição? Poliéster, por exemplo, é um tipo de plástico. 


A marca norte-americana, além de sustentável, é inclusiva nos tamanhos que comercializa. DR FB Girlfriend Collective

Mais do que publicidade patrocinada, as “influenciadores” assumem-se como verdadeiras fãs da moda sustentável. Eva Longoria, uma das protagonistas da série “Donas de Casa Desesperadas”, é uma das (espontâneas?) embaixadoras da marca. Com milhares de seguidores, as publicações nas redes sociais funcionam também como divulgação da causa. A atriz de origem mexicana, apoiante do Partido Democrata (do ex-presidente Barack Obama, por exemplo), lançou recentemente uma plataforma de empoderamento da mulher latina. Defende que o racismo, bem como a sensibilização para problemas como o uso excessivo de plástico, são questões de cidadania e responsabilidade individual e coletiva, pelo que faz delas as suas principais bandeiras de intervenção pública. Kerry Washington, também atriz (da série “Scandal” e do filme “Django libertado” de Quentin Tarantino), é outra das celebridades que não poupam elogios à coleção de roupa feita com plástico reciclado.

Em Portugal, rostos conhecidos do grande público como João Manzarra, o humorista e radialista Hugo Van Der Ding e a apresentadora de televisão Ana Rita Clara calçam sapatilhas de marcas sustentáveis como a Zouri e a Skizo. Se a sustentabilidade se tornar tendência e as figuras públicas a divulgarem, quem ganha é o Planeta.