Braga tem árvore de Natal feita com mais de 5 mil garrafas de plástico 

Iniciativa da AGERE envolveu cidadãos e comunidade escolar do concelho.
Árvore da sustentabilidade Braga

Partilhar

Braga tem uma Árvore da Sustentabilidade na Praça Conde de Agrolongo, na zona central da cidade. São cerca de oito metros de altura e mais de 5 mil garrafas de plástico recolhidas e entregues por cidadãos nos pontos de recolha criados para o efeito e por escolas, que reuniram garrafas em contexto de turma. 

Para Rui Morais, presidente da AGERE, a empresa pública municipal que gere as águas e os resíduos de Braga e entidade responsável pela iniciativa, “esta Árvore da Sustentabilidade é a prova de como podemos capitalizar os nossos resíduos, contribuindo para redução de emissões, menor utilização de água, e menos lixo gerado”. E acredita que, estando a população mais sensível às questões ambientais, “este Natal será um Natal mais ecológico e sustentável”.

Objetivo: sensibilizar a comunidade

O objetivo da iniciativa, que começou como campanha de recolha de garrafas de plástico, foi sensibilizar a comunidade para a importância dos valores da sustentabilidade, em especial e de forma direta a comunidade escolar. 

Foram recolhidas mais de 35 mil as garrafas nos vários agrupamentos de escolas do concelho de Braga. A ação contou também com a participação dos cidadãos de depositaram as garrafas nos pontos de recolha distribuídos estrategicamente pela AGERE. Rui Morais considera que a iniciativa, além de ter sido um sucesso, representa bem “o progresso feito ao longo dos últimos anos no que diz respeito à sensibilização ambiental”. Pelo menos em Braga. A AGERE tem “demonstrado que a selecção de resíduos não passa exclusivamente pelo seu descarte e reciclagem”, mas sim pela sua transformação. Simbolicamente e numa época como a do Natal, esta árvore tem um especial significado. 

Árvore da sustentabilidade Braga

“Num momento de emergência energética, em que a dúvida sobre o futuro acesso ao gás natural e eletricidade se colocam como prioridades a tantas famílias, as luzes de Natal irão continuar a brilhar, mas de outra forma e, claro, por menos tempo durante a noite. Num misto de esperança, tão necessária nestes momentos, mas sempre ligada à época natalícia, ao mesmo tempo de preocupação e cuidado para com o Ambiente e Natureza, a AGERE apela a que todos os Bracarenses se unam para a criação da Árvore da Sustentabilidade.”

Foram recolhidas 41.328 garrafas, das quais 28.570 em escolas.

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest