Tem ou quer ter um animal de estimação? Eis 8 dicas eco-friendly que precisa saber
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Projeto-piloto funciona no concelho de Lisboa e tem novo sistema até 30 de junho.
Tal como o projeto-piloto “Do Velho se Faz Novo”, também o “Bebidas +Circulares” se irá prolongar até ao final de junho com a atribuição de pontos e prémios como recompensa pelas embalagens depositadas. Desde 24 de janeiro que é possível, em qualquer uma das 11 lojas-piloto do concelho de Lisboa, acumular um ponto por cada garrafa ou lata devolvida.
Apesar de serem projetos distintos, “Do Velho se Faz Novo” e “Bebidas +Circulares” têm o mesmo objetivo, incentivar os cidadãos a devolver embalagens de bebidas, assegurar a recolha das mesmas para reciclagem e preparar o futuro sistema de depósito que deverá ser implementado em todo o país.
O sistema é simples: primeiro deposita as suas garrafas, depois retira o talão da máquina no qual será emitido um código. Abre a app do projeto, O sistema é simples: as garrafas são depositadas e a máquina emite um talão com um código que deve ser introduzido na app do projecto. Os pontos poderão, depois, ser trocados por prémios (o catálogo poderá ser consultado online a breve trecho, de acordo com a organização da iniciativa).
A aplicação está disponível via telemóvel ou no computador através do link https://app.bebidascirculares.pt/.
Lojas Continente onde é possível encontrar as máquinas:
Para além dos prémios, os utilizadores da plataforma ficarão automaticamente habilitados a participar em passatempos semanais e mensais. Também é possível converter os pontos atribuídos em donativos solidários para a Associação Mais Proximidade Melhor Vida e para a Ajuda de Berço.
A iniciativa Bebidas +Circulares, implementada apenas no concelho de Lisboa, tem como objetivo incentivar os cidadãos da capital a devolverem garrafas de plástico PET e de vidro e latas não-reutilizáveis de bebidas, para que o material seja recolhido, reciclado e incorporado na produção de novas embalagens de bebidas. Desenvolvida no âmbito da iniciativa “Lisboa Capital Verde Europeia 2020”, é promovida pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal (Apiam), pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e pela Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (Probeb) e conta com a colaboração do Continente com máquinas em três lojas.
O projeto distingue-se de outras experiências em curso por ser possível depositar também latas e garrafas de vidro em alguns locais e por decorrer apenas no concelho de Lisboa, “para aumentar a representatividade da amostra e permitir uma melhor monitorização do comportamento dos consumidores”, conforme explicado no website.
O projeto conta com um orçamento de perto de um milhão de euros, financiado em 90% pelo Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”, do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu em Portugal para o período 2014-2021, criado na sequência da assinatura de um acordo entre Portugal, a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, o EEA Grants.
Fonte: website do projeto, www.bebidascirculares.pt
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Para ajudar na tarefa quotidiana de separação do seu lixo doméstico, compilamos 17 dúvidas que frequentemente surgem sobre reciclagem.
Para adultos e crianças. Leve a sustentabilidade de férias consigo, com estas dicas para ler, ouvir e tomar ação.
É a pergunta a que o projeto Cidade do Zero pretende responder, num evento gratuito que terá lugar nos próximos dias 14 e 15 de setembro, no Instituto Superior de Agronomia
Aqueles que gostam de passear pela Natureza, agora têm um pretexto para o fazerem… à noite
O combate aos incêndios começa na sensibilização para comportamentos a evitar durante o verão. Conheça alguns.
Paulo Martins diz:
Em Oeiras e cascais onde se entregam as garrafas?
Rui Monteiro diz:
Isto é tudo uma aldrabice