As garrafas de água rPET chegaram ao mercado português

Lidl pioneiro nas garrafas de marca própria com PET 100% reciclado.

Partilhar

O Lidl foi o primeiro supermercado em Portugal a lançar garrafas de água de marca própria feitas totalmente com PET reciclado. Para já, estará disponível a embalagem de um litro. Tal como o Continente assumiu o compromisso de antecipar as medidas europeias no que respeita à eliminação, substituição e redução do plástico desnecessário, também a cadeia alemã tem adotado medidas nesse sentido.

Segundo definido pela União Europeia, até 2025 todos os fabricantes de garrafas PET devem incorporar pelo menos 25% de material reciclado e a partir de 2030, aumentar a percentagem para 30%.

O que é o rPet?

rPET é, basicamente, polietileno reciclado, o tipo mais comum de plástico – encontrado em muitos objetos que usamos no dia-a-dia. Grande parte dos descartáveis, como é o caso das garrafas de água, são feitos com PET. É altamente reciclável e, se devidamente separado dos restantes resíduos pode dar nova vida a outros objetos.

Apesar da pressão dos consumidores, da vontade de antecipar as metas europeias e de alguns produtores já conseguirem, com sucesso, incorporar rPET em embalagens alimentares, é expectável também um maior cuidado na escolha dos materiais. Por essa razão, é possível que a incorporação de rPET por parte dos retalhistas nacionais seja feita de forma ponderada e gradual. 

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Pin It on Pinterest