Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar

Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”

Green Friday

Nos últimos anos têm surgido iniciativas como a Green Friday ou a Tuesday Friday, que pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da Black Friday – evento que marca o arranque de uma das alturas de maior consumo do ano: a época natalícia. Este ano acontece a 29 de novembro.

A Black Friday é uma tradição exportada dos Estados Unidos para o resto do mundo. Assinala-se anualmente na sexta-feira que sucede o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), feriado tradicional norte-americano, sendo que os consumidores podem encontrar neste dia descontos de até 80% face ao preço dos produtos durante o resto do ano. 

É realmente um bom dia para encontrar verdadeiras pechinchas. Seja aquele produto mais dispendioso que esteve a namorar durante o ano inteiro, seja a prenda de Natal perfeita para impressionar cada membro da família. 

A “caça às pechinchas” tornou-se, aliás, uma bandeira da Black Friday, resultado no aumento do consumo desenfreado e das compras por impulso durante este dia. O que implica um preço muito elevado a ser pago pelo meio ambiente. Basta pensar que as compras online estão a aumentar e a Black Friday não foge à regra. Foi, inclusive, criada a Cyber Monday, numa espécie de prolongamento da Black Friday mas focada apenas no e-commerce, que acontece sempre na segunda-feira seguinte (este ano dia 2 de dezembro). 

Assim, além dos gastos de recursos implícitos na produção, estes dias são especialmente prejudiciais para o meio ambiente, não só devido ao aumento do transporte dos produtos – até às lojas e até casa dos clientes, como também a um maior esforço em termos de logística inversa, associado ao elevado incremento das devoluções.

Para contrastar com este pico de consumo, algumas empresas e associações lançaram projetos que promovem a plantação de árvores, para contrabalançar com o impacto ambiental, ou que promovem a troca e doação de bens a instituições. Conheça alguns dos projetos que pretendem ajudar a mitigar o impacto ambiental das suas compras durante a Black Friday. 

#1- Plantação de árvores na Green Friday 

A “Sexta-feira Verde” é um movimento que tem crescido nos últimos anos, em contrapeso à “Sexta-feira Negra”: associações e empresas promovem iniciativas de sustentabilidade que privilegiam, por exemplo, a compra em segunda mão ou em lojas mais próximas das casas dos clientes. 

Em Portugal, no âmbito da Green Friday, a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável incentiva os consumidores a apoiarem a plantação de árvores e arbustos na Mata Nacional de Leiria. 

“De forma simples e rápida, [pessoas individuais e empresas] poderão contribuir para ajudar a restaurar dois habitats naturais de conservação prioritária – o zimbral dunar e o faial-medronhal – através da plantação de árvores e arbustos autóctones numa área da Mata Nacional de Leiria afetada pelos incêndios de 2017”, explica a associação ZERO.

A campanha começa dias antes da “Black/Green Friday”, em antecipação também do Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro), e prolonga-se até 6 de janeiro de 2024. Por quatro euros, no mínimo, os consumidores garantem a plantação de uma árvore ou arbusto. Além de ajudar à reflorestação, o investimento traz benefícios fiscais (pode ser deduzido à colecta do IRS). Conheça todos os detalhes deste projeto na sua página oficial

No mesmo sentido, outro projeto em que pode participar para promover não só a plantação de árvores como também a retirada de plástico dos oceanos é o GoodBag. O Continente é um dos retalhistas que aderiu a esta iniciativa de dimensão internacional e que não se limita apenas à Green Friday, estando em vigor durante todo o ano. 

Na prática, os consumidores adquirem um “Good Bag” – saco de compras reutilizável de grande dimensão e produzido em 100% com algodão orgânico. Por cada saco comprado, uma árvore é plantada e, por cada vez que se reutiliza o saco (há uma aplicação móvel para fazer scan desses momentos), o projeto garante que um saco de plástico é retirado dos oceanos, ao financiar organizações dedicadas a esta tarefa. 

#2- Apoiar causas na “Giving Tuesday”

A Giving Tuesday é uma iniciativa fundada em 2012 pelas Nações Unidas e pela 92StreetY que, assim como a Black Friday, teve início nos Estados Unidos da América e entretanto expandiu-se pelo planeta. A premissa baseia-se em prolongar o espírito de generosidade e empatia para além do “Dia de Ação de Graças”, para que cada pessoa se junte à causa que lhe for mais próxima. Projetos que combatam o desperdício, a desflorestação, a fome, doenças – as opções são inúmeras. 

Neste momento, este representa um dos maiores movimentos internacionais de solidariedade, incentivando as pessoas a doar “bens, tempo, competências, dinheiro ou sangue”. Este ano, a Giving Tuesday assinala-se a 3 de dezembro e, se quiser fazer parte, pode conhecer todos os projetos disponíveis em Portugal através do site nacional para este movimento

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