Aplicação para telemóvel disponibiliza dicas para reduzir o plástico

“Plastic Free World” destaca-se na 6ª edição Apps for Good.

Uma aplicação criada por alunos do 8º ano da Escola Básica e Secundária do Levante da Maia foi um dos projetos vencedores do programa educativo tecnológico Apps for Good. Promovido pelo Center of Digital Inclusion (CDI) para a inclusão e a inovação social e digital, o Apps for Good desafia professores e alunos a desenvolverem aplicações para smartphones com o propósito de utilizar a tecnologia para melhorar a comunidade onde se inserem.

Os jovens Beatriz Henriques, Daniela Assunção, Mariana Moreira e Rui Nogueira debruçaram-se sobre o problema do lixo plástico e do consumo desnecessário de plástico descartável e compilaram dicas para o reduzir no dia-a-dia bem como sugestões de produtos alternativos e sustentáveis.

A final da 6.ª edição aconteceu a 18 de setembro na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. A aplicação Plastic Free World foi a grande vencedora da categoria Ensino Básico.

O Apps for Good é um programa internacional sediado em Londres desde 2010 e fundado por Iris Lapinski. A convite da Direção-Geral da Educação, o CDI Portugal e o Apps for Good juntaram-se e lançaram o piloto em Portugal em Janeiro de 2015.