Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Destacamos 6 notícias que marcaram o país e o mundo e que nos dão esperança para um futuro mais sustentável
Destacamos os acontecimentos mais marcantes no que diz respeito à sustentabilidade do planeta durante 2023:
Em 2023 Portugal voltou a bater recordes com a produção de energia renovável: 61% do total do consumo de energia elétrica derivou de fontes renováveis, num total de 31,2 TWh, o valor mais elevado de sempre no sistema nacional. Os valores foram divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
A energia eólica abasteceu 25% do consumo em Portugal, a hidroelétrica 23%, a fotovoltaica 7% e a biomassa 6%. Houve um crescimento homólogo de 70% A produção hidroelétrica aumentou 70%, face a 2022, e produção fotovoltaica 43%, devido ao aumento progressivo da capacidade instalada.
A produção de energia não renovável abasteceu apenas 19% do total do consumo, registando o valor mais baixo desde 1988.
Destaque-se também que em 2023, o país esteve mais de 6 dias consecutivos
(149 horas seguidas) movido apenas a energias renováveis. Entre o dia 31 de outubro e o dia 6 de novembro, as energias de fontes renováveis foram superiores às necessidades de consumo industrial e das famílias de todo o país.
Nesse período, foram produzidos 1102 GWh, superando em 262 GWh o valor de consumo nacional para o mesmo período (840 GWh). O anterior recorde datava de 2019 e era de 131 horas.
“Estes importantes registos confirmam que Portugal tem mantido uma trajetória sustentável na progressiva incorporação de fontes renováveis endógenas, mantendo os objetivos primordiais de segurança de abastecimento e de qualidade de serviço”, declarou a REN.
Já em em 2019 Portugal foi destaque a nível internacional por ter atingido 131 horas consecutivas a ser abastecido apenas com energias renováveis.
Em 2023 assistimos ao primeiro avião movido a biocombustível a cruzar o oceano Atlântico.
O voo realizou-se em novembro, pouco antes do início da COP28, e ligou Londres a Nova Iorque, num Boing 787 Dreamliner, da Virgin Atlantic. Dentro seguiam o fundador da empresa aérea, Richard Branson, o secretário dos Transportes do Reino Unido, Mark Harper, e vários convidados.
Este biocombstível é designado de “Sustainable Aviation Fuel” (SAF) é feito a partir de fontes sustentáveis, como resíduos agrícolas e óleo de cozinha usado. Segundo a Virgin Atlantic, a sua produção consome cerca de menos 70% de carbono e torna os voos menos poluentes.
Apesar de não ser a primeira vez que um avião é movido a SAF, foi a primeira vez que se deu em um voo de longo curso, cruzando o oceano. O que traz esperança quando a uma possível contenção da pegada ambiental causada pela aviação, cujas emissões de CO2 tem aumentado significativamente nas últimas décadas.
Deu-se a 27 de setembro a sessão de julgamento no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH). A queixa foi apresentada 3 anos antes, “após o verão mais quente de que há registo na Europa”, por 6 jovens portugueses.
No banco dos réus sentaram-se os representantes de 32 governos, incluindo Portugal, acusados de danos ambientais e de “não terem feito a sua parte para evitar a catástrofe climática”. É a maior ação judicial na área do clima alguma vez iniciada.
Os jovens portugueses tiveram o apoio da Global Legal Action Network (GLAN) para a apresentação do caso, que teve uma “dimensão sem precedentes”, uma vez que apenas cerca de 0,03% dos casos apresentados ao TEDH chegam à Grande Câmara. A audiência envolveu 22 juízes daquele organismo, criado após a Segunda Guerra Mundial com a missão de responsabilizar os governos europeus quando não protegem os direitos humanos.
A decisão final deve ser conhecida no primeiro semestre de 2024 e, se o processo for bem-sucedido, o acórdão poderá obrigar diretamente os 32 governos europeus a agir urgentemente.
O ritmo de desflorestação da Amazónia, a maior floresta tropical do mundo, abrandou em 2023, com uma queda de 62% entre janeiro e novembro, face ao mesmo período de 2022.
Os dados são do instituto de pesquisa Imazon, que sublinha ainda que esta esta é a maior queda desde 2017. A área desmatada passou de 10.286 km² em 2022 para 3.922 km² em 2023.
Ainda assim, o desmatamento da Amazónia em 2023 equivale a 1,2 mil campos de futebol de floresta por dia. “Taxa que precisa ser reduzida ainda mais no próximo ano para que a Amazónia chegue a 2030 com desmatamento zero, meta anunciada pelo governo federal”, lê-se na página da Imazon.
O dia 25 de setembro vai passar a ser assinalado como o Dia Nacional da Sustentabilidade. A medida foi aprovada em Conselho de Ministros em maio de 2023 e determinou a data de 25 de setembro por coincidir com a adotada também pelas Nações Unidas.
Segundo o comunicado do Governo, o estabelecimento do Dia Nacional da Sustentabilidade pretende contribuir “de forma relevante para a divulgação de informação, a promoção do conhecimento e a capacitação de todos os atores sociais para a mudança consciente de comportamentos com potencial transformador para um futuro sustentável”.
Apesar de ser um passo mais simbólico que efetivo, a implementação desta efeméride reforça o compromisso do país com a sustentabilidade.
Segundo o Relatório Voluntário Nacional, Portugal está a evoluir de forma positiva em 61% das metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030, que definiu em 2015 os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Quanto maior a dimensão da empresa, maior a sua responsabilidade. E a longevidade da Missão Continente mostra como o Continente tem adotado essa mesma filosofia, contribuindo com a criação e o apoio de programas sociais há duas décadas consecutivas.
A Missão Continente começou nos hospitais, com o nome Missão Sorriso e com o objetivo de dar apoio a crianças doentes. Hoje em dia, a sua atuação abrange outras causas sociais, como o desperdício alimentar ou educação ambiental.
Apenas durante 2023 a Missão Continente permitiu que fossem reencaminhados excedentes alimentares num valor de 20 milhões de euros para mais de 1000 instituições.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura