Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
São uma proteína vegetal de alta qualidade, não só para a saúde humana como para a saúde dos nossos solos. Saiba porquê
A fertilidade dos nossos solos está em queda, devido à atividade humana, nomeadamente uso de químicos e cultivo extensivo de monoculturas. Em 2023 ficamos a saber que quase metade (45%) de todas as plantas que conhecemos estão ameaçadas de extinção.
É por isso urgente proteger os nossos solos, de forma a garantir a sustentabilidade dos nossos sistemas alimentares e da saúde, uma vez que grande parte dos nossos medicamentos provém também dos solos, através das plantas.
Foi a pensar na promoção dos benefícios das leguminosas para combater estes problemas que a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) instituiu o Dia Mundial das Leguminosas a 10 de fevereiro. Além das vantagens mencionadas, as leguminosas podem também representar um grande aliado na erradicação da fome. Saiba porquê.
Bem, mas comecemos pelo mais básico. O que são então as ditas leguminosas?
As leguminosas são sementes e frutos pertencentes à família de plantas Fabaceae. São ricas em fibras, proteínas, minerais e antioxidantes e podemos dividi-las em dois grupos:
As leguminosas são um dos alimentos mais nutritivos que a Natureza nos dá. São alternativa mais saudável ao consumo de carne, uma vez que nos proporcionam proteína sem colesterol. Além disso, são mais fáceis e baratas de obter que a carne, pelo que podem garantir a alimentação em regiões do mundo onde escasseia o acesso a comida.
Outras das vantagens relativamente à produção de carne é que, enquanto a produção de gado representa uma ameaça à saúde dos nossos solos, o cultivo de leguminosas por sua vez ajuda a fertilizar os solos. Por isso mesmo, promovem a redução do uso de adubos químicos.
Numa outra dimensão, por apresentarem um baixo teor em gordura, as leguminosas são também um aliado na prevenção e combate à obesidade, um problema que está em ascenção nos países desenvolvidos.
#1 – Contribuem para reduzir hipertensão e o risco de doenças cardiovasculares, devido ao baixo teor em gordura, sódio e por não conterem colesterol;
#2- Contém todos os aminoácidos essenciais necessários para o corpo pelo que são uma proteína de alta qualidade;
#3- A quantidade de proteína presente nas leguminosas de grão e algumas oleaginosas está entre os 30 a 50% do seu peso seco (em comparação com outra fonte de proteína vegetal: os cereais têm cerca de 10% do seu peso em proteína). Por exemplo, 100 gramas de lentilhas secas, contêm 25 gramas de proteína.
#4- A soja é a leguminosa mais cultivada e consumida em todo o mundo. É também a mais proteica: em 100 gramas contém cerca de 35 gramas de proteína. Em comparação a proteína presente no feijão ronda as 20 gramas em 100 gramas.
#5- Existem mais de 200 variedades de ervilha;
#6- No geral, as leguminosas são fonte de ferro, cuja deficiência representa um dos tipos mais comuns de anemia. Recomenda-se o consumo de leguminosas combinados com alimentos com vitamina C, que ajuda na absorção de ferro;
#7- São ricas em potássio, que contribui para um coração mais saudável assim como para fortalecer as capacidades digestivas e musculares;
#8- A Roda dos Alimentos Portuguesa recomenda entre 1 a 2 porções de leguminosas por dia. Segundo a Dra. Joana Bernardo, do Hospital Lusíadas Lisboa, uma porção de leguminosas pode corresponder a:
#9- Os nutrientes presentes nas leguminosas são também importantes para fertilizar os solos de forma natural, tendo um importante papel no revestimento e melhoria da qualidade do solo agrícola e na capacidade de atração de agentes polinizadores.
#10- O feijão é a leguminosa com maior quantidade de fibra (8 gramas numa porção de 100g), seguido pelo grão de bico (4,9 gramas em 100) e pela lentilha (4,55 gramas em 100). A fibra presente nas leguminosas faz com que estas apresentem um grande poder de saciedade, já que atrasa o esvaziamento do estômago, assim como a passagem da comida pelo sistema digestivo.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura