SB Oceans retira 84 quilos de plástico dos oceanos por cada participante

A conferência assume-se como o primeiro evento do mundo a oferecer a “neutralidade de plástico”.

A primeira conferência SB Oceans decorreu entre 14 e 16 de novembro no Porto

Uma conferência global para partilhar e pensar práticas sustentáveis que possam restabelecer os ecossistemas marinhos. A Sustainable Brands Oceans, promovida pela comunidade internacional Sustainable Brands (SB), aconteceu pela primeira vez entre 14 e 16 de novembro e teve como palco a Alfândega do Porto.

A SB une grandes marcas na descoberta comum de práticas mais sustentáveis e inovadoras para que as empresas consigam responder aos desafios ambientais. Hugo de Almeida, da SB, recorda que “ao longo destes vários anos em que a SB tem organizado estes eventos a nível mundial, sentimos que a temática oceanos quase não existia – e estamos a falar das maiores marcas do mundo”.

Hugo de Almeida, da Sustainable Brands, é um dos mentores da SB Oceans 

Para ativar o debate, Hugo de Almeida relembra a importância da interação entre os diferentes players, desde empresas de construção e do setor têxtil à comunidade científica, e de pensar numa programação que trouxesse “exemplos desta combinação de fatores, de empresas, de casos, de projetos que interligaram empresas, instituições e organismos”. Apesar de o lixo de plástico ser um problema gravíssimo, não é o único que ameaça a biodiversidade dos oceanos: “Um dos nossos objetivos era precisamente ir beyond plastic [para além do plástico]”.

Durante os três dias de programação intensiva, a Sustainable Brands Oceans deu a conhecer projetos inovadores de diferentes áreas e deu voz ao manifesto de ativistas como Alexandra Cousteau, neta do explorador Jacques Cousteau, ou de jornalistas como Arwa Damon, da CNN, que trocou os conflitos bélicos pelas guerras ambientais. Foram mais de 90 oradores vindos de todo o mundo para partilhar diferentes visões – visões essas que merecerão a nossa atenção em artigos a publicar futuramente.

Vídeo do primeiro dia do evento

O evento que oferece “neutralidade de plástico” aos participantes

Para compensar a “pegada de plástico anual” de cada habitante do planeta, estimada em 84 quilos, a organização do Sustainable Brands Oceans, em parceria com o Plastic Bank, ofereceram a “neutralidade de plástico” a cada participante na conferência, assegurando que essa quantidade de lixo de plástico é retirada do oceano. Através de um link, as pessoas poderão também saber de onde foi retirado o plástico do oceano.

Hugo de Almeida conta que um dos objetivos principais da SB Oceans é mudar o conceito deste tipo de eventos, promovendo o diálogo, mas proporcionando também mais ação. “Vamos fazer um world tour por todos os eventos SB, transversais a todas as temáticas sobre sustentabilidade, com uma ativação sobre blue economy [ou economia azul, conceito utilizado em Economia relativo à exploração e preservação do meio marinho], boas-práticas, ações, empresas e projetos dedicados para manter o top of mind nos oceanos.”

Exemplo de certificado de “neutralidade de plástico” do Plastic Bank

Ainda sem confirmação oficial, a organização não descarta a ideia de o evento voltar a Portugal no próximo ano.