“O lixo de plástico é um problema tratável”

Entrevista exclusiva a Lucy Hawkes, ecologista fisiológica.

Lucy Hawkes, descrita como “a voz do Mundo Animal”, é ecologista fisiológica e foi uma das oradoras da National Geographic Summit deste ano, que aconteceu a 29 de abril na Casa da Música no Porto.

O evento, que contou com o apoio do Continente, propôs “ouvir o planeta” a partir do mote “Planeta ou plástico?”, abrindo o debate a um conjunto de especialistas de referência na preservação ambiental e que têm sido especialmente ativos na sensibilização para o impacto do plástico nos ecossistemas.

Lucy Hawkes: “O plástico é um grande desafio do nosso tempo”

Lucy Hawkes foca a sua investigação nas migrações feitas pelas aves e algumas espécies marinhas, dando voz à perspetiva dos animais relativamente à poluição dos oceanos.

Tivemos oportunidade de conversar com a bióloga e ecologista, que não hesita em recordar que “podemos fazer algo” em relação ao lixo de plástico.  

“O plástico é um grande desafio do nosso tempo, mas também é algo que todos podemos trabalhar. As alterações climáticas implicam um desafio muito mais difícil de enfrentar.”

Nota biográfica:

Em 2007, a inglesa Lucy Hawkes começou a rastrear tartarugas marinhas nos E.U.A. e em Cabo Verde para perceber os fluxos migratórios das espécies. Fascinada pelos movimentos migratórios dos animais, tem dedicado as suas investigações a alguns casos peculiares de verdadeiros “animais atletas”, como gosta de lhes chamar.