Arborismo: a aventura no topo das árvores que tem cada vez mais adeptos

Trepar e enfrentar obstáculos no topo das árvores. Qual a origem do arborismo, porque faz bem e onde é possível realizar em Portugal

Partilhar

A ciência já explica que abraçar árvores e caminhar na natureza traz mesmo benefícios para a nossa saúde física e mental. Talvez isso explique o crescimento do turismo de natureza. São cada vez mais as famílias que procuram férias rodeadas de espaços verdes e distantes do stress das cidades e dos ecrãs que nos mantêm conectados 24 horas por dia. 

Dentro das atividades relacionadas com o turismo de natureza, o arborismo (ou arvorismo) tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos no nosso país. Já são muitos os locais, de norte a sul, que oferecem esta atividade que, além de permitir reconectar com a natureza, envolve adrenalina e aventura.

Em concreto, o arborismo consiste em trepar às árvores e caminhar sobre percursos suspensos, montados nas copas das árvores. Hoje em dia, encontramos percursos elaborados, que oferecem um verdadeiro desafio de obstáculos. São percursos concebidos de forma estratégia, que podem contar com slides, pontes suspensas, subida e cordas, entre outros, e normalmente requerem apoio de monitores e equipamento de segurança. 

Disponível em vários graus de dificuldade, para miúdos e graúdos, o arborismo ajuda a desenvolver a destreza física, ao mesmo tempo que educa sobre a fauna e a flora. 

Entre as vantagens associadas à prática do arborismo estão:

  • construção de confiança e autoestima;
  • estimulação da destreza física, concentração e coordenação motora;
  • desenvolvimento das capacidades de resolução de problemas;
  • descoberta e conhecimento sobre os vários elementos da Natureza.

Origem

A origem da prática de arborismo como a conhecemos atualmente remonta à necessidade de cientistas de estudar a Natureza. Foi na Costa Rica nos anos 1980, que começaram a construir percursos e lugares onde descansar, no topo das árvores, para que pudessem recolher amostras e observar o comportamento das diferentes espécies.  Nos anos 1990, o arborismo passou a ser considerado uma prática desportiva em países como a Nova Zelândia e a França. Hoje, o arborimo, desportivo ou contemplativo, espalhou-se por todo o mundo. 

Em Portugal, estes são alguns dos locais que disponibilizam percursos de arborismo:

#Adventure Park – Complexo Desportivo do Jamor, Lisboa

#Parque Aventura – Algarve e Figueira da Foz

#Azurara Parque Aventura – Vila do Conde 

#ExperTree – Parque Verde Quinta da Cerca, Espinhal – Penela 

#Parque Aventura da Porta do Mezio – Gerês

#Parque Aventura Crónicas da Terra – Moimenta da Beira

#Parque de Campismo do Fundão – Castelo Branco

#Parque Biológico de Vinhais – Bragança

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest