“O design biofílico faz com que as pessoas adotem comportamentos mais sustentáveis”
Falamos com Daniela Rodriguez, fundadora da Forest Homes, para perceber o que é a biofilia e que benefícios traz para o nosso ambiente
Novo recorde do projeto de Boyan Slat.
Quatro toneladas de plástico retiradas do Pacífico de uma só vez é o novo recorde do The Ocean CleanUp. O objetivo do projeto de Boyan Slat é retirar 90% do lixo de plástico dos oceanos até 2040.
A 8 de outubro, o The OceanCleanUp, projeto criado por Boyan Slat, terminou mais um teste na sua missão de limpar os oceanos. Conseguiu um novo recorde: quatro toneladas de lixo de plástico foram retiradas de uma só vez da chamada Grande Mancha de Lixo do Pacífico. Para a organização, é uma prova de que o sistema que desenvolveu é uma solução viável.
Em 2013, com apenas 19 anos, Boyan Slat criou um sistema capaz de “travar” o lixo de plástico que flua nos oceanos. O primeiro protótipo baseou-se num sistema constituído por um conjunto de tubos em forma de “U” que funcionava como barreira para os resíduos. Ao concentrá-los é, obviamente, mais fácil recolhê-los.
O System 001, primeiro dos modelos utilizados pelo Ocean CleanUp, só foi para a água em 2018, depois de uma campanha de crowdfunding para o operacionalizar. Em 2019, depois de aperfeiçoado, o System 002 começou a ser testado em vários pontos. Depois de nove extrações de teste, foram retirados cerca de 29.000 quilos de plástico do oceano.
29.000 quilos de lixo de plástico retirados do oceano em menos de 3 anos
The Ocean CleanUp
Nas palavras de Boyan Slat no comunicado divulgado no final do período de teste, “embora sejam apenas a ponta do icebergue, esses quilos são os mais importantes que recolheremos, porque são a prova de que a limpeza é possível.” Admite que ainda há “muitas coisas para resolver”, mas que é certo que “com uma pequena frota destes sistemas” é possível limpar a Grande Macha de Lixo do Pacífico. Neste momento, a equipa do Ocean CleanUp está a trabalhar no System 003, com implementação para breve em vários pontos estratégicos do Pacífico.
Falamos com Daniela Rodriguez, fundadora da Forest Homes, para perceber o que é a biofilia e que benefícios traz para o nosso ambiente
Da árvore de Natal aos plásticos para cobrir comida. Será que todos os plásticos podem ser reciclados?
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
A produção de muitos dos bens que utilizamos no dia a dia requer muita água, um recurso vital que é muito limitado em certas partes do mundo
As mais de 100 nações envolvidas não chegaram a consenso e voltaram a adiar um acordo
Maior transparência por parte das marcas; busca por conteúdo educativo e de consumo ‘rápido’; equilíbrio entre vida pessoal e profissional e reconexão com o mundo real
A dessalinizadora vai permitir retirar o sal a 16 milhões de metros cúbicos de água do mar por ano, cobrindo “20% do consumo urbano do Algarve”