Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
A Sport Zone juntou-se ao projeto “Best Wave of Sport”, que promove a recolha de plástico do mar e aplicação em novos produtos.
Ao juntar-se ao projeto “Best Wave of Sport”, a marca de desporto fundada pela Sonae apoiou a retirada de 30 toneladas de resíduos de plástico do Mar Mediterrâneo, entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024. Esta quantidade equivale ao peso de “60 000 pares de sapatos”, compara a marca, em comunicado.
Agora, parte do plástico recolhido será aplicado em materiais de comunicação para promover o projeto de recolha de plástico dos mares, que estarão visíveis nas lojas físicas da Sport Zone. O restante plástico servirá para melhorar um espaço desportivo para crianças e jovens em situações vulneráveis, como parte do projeto Play for Future, iniciativa que visa reduzir o risco de exclusão através da prática de desporto.
Projetos como este permitem-nos alinhar valores com os nossos parceiros, gerando valor social e ambiental, ao mesmo tempo que promovem a sensibilização interna e externa com uma mensagem clara: a sustentabilidade está ao alcance de todos e pequenas mudanças geram grandes impactos. Com esta ‘onda desportiva’ queremos reforçar o nosso compromisso de respeitar e cuidar daquele que é o nosso campo de atuação, o nosso planeta.
Nuria Combrado, diretora de responsabilidade social e corporativa e people experience do Iberian Sports Retail Group, empresa que atualmente detém as marcas Sport Zone e JD Sports
O projeto “Best Wave of Sport” tem unido marcas de desporto à startup espanhola Gravity Wave, que opera na recolha de plásticos dos mares.
Nesta iniciativa em concreto, estiveram envolvidos mais de 7 000 pescadores tradicionais, ao longo de mais de 150 portos, que durante 4 meses cumpriram a missão de recolher materiais nocivos encontrados enquanto estavam em alto mar. Uma vez regressados, os pescadores depositavam os mesmos nos recipientes que a Gravity Wave tinha, para o efeito, nos portos.
Empresas como a Sport Zone, que se juntam à Gravity Wave para limpar o mar, não são apenas um sonho tornado realidade, mas uma inspiração para milhões de pessoas. São marcas mundialmente reconhecidas e um exemplo a seguir. O facto de embarcarem em projetos de impacto desta dimensão é, sem dúvida, um exemplo claro do caminho que devemos seguir enquanto sociedade. Este projeto marca um antes e um depois no movimento #PlasticFreeOceans e isto é apenas o começo.
Julen Rodriguez, porta-voz da Gravity Wave
Até ao momento, o movimento #PlasticFreeOceans já envolveu mais de 150 empresas espanholas na limpeza de mares e oceanos.
Segundo este movimento, todos os anos são recolhidas entre 19 a 21 milhões de toneladas de plástico de rios, lagos e oceanos, o que equivale ao derrame de um camião cheio de resíduos plásticos a cada minuto que passa.
Estima-se que cerca de 8 milhões de toneladas de resíduos de plástico acabam nos oceanos, todos os anos. De todo o plástico que se acumula no fundo dos oceanos, estima-se que cerca de 90% são artigos de uso único, como sacos de plástico. As redes de pesca são também um dos resíduos mais encontrados no fundo dos oceanos e apresentam um grave problema, devido aos danos que causam à vida marinha e à sua lenta degradação, que pode demorar até 1.000 anos.
Se mantivermos este ritmo de descarte, sem reciclagem, a ONU acredita que em 2050 teremos mais plástico que peixes nos oceanos.
Por isso é importante o envolvimento de todos, na limpeza de praias e prevenção que o lixo vá parar aos oceanos. Disfrutemos dos espaços públicos de forma responsável!
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