Pelo terceiro ano consecutivo, a APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição promove uma campanha de sensibilização sobre consumo consciente. Desta vez, debruça-se sobre datas de validade e arranca já no dia 16 de setembro, com a duração de três semanas.
Saber a diferença, faz a diferença. Dê um prazo ao desperdício alimentar
Este é o mote da campanha que a APED preparou para 2024. O objetivo é desmistificar alguns mitos sobre as datas de validade dos alimentos, de forma a reduzir o desperdício alimentar.
Muitas vezes, devido à errada interpretação de uma data de validade, acabamos por deitar ao lixo produtos que se encontram em bom estado para consumo. O que contribuiu para o problema do desperdício alimentar que o planeta enfrenta.
“De acordo com estudos europeus, o consumidor doméstico é responsável por cerca de 42% do desperdício alimentar global, grande parte do qual poderia ser evitado. A falta de conhecimento adequado sobre o significado das datas de validade (ou durabilidade) dos produtos é, aliás, um dos fatores que contribui para gerar desperdício nos lares, em todo o mundo”.
Neste sentido, sabe qual é a diferença entre as datas assinaladas com “Consumir até“, “Consumir de preferência antes de” e“Consumir de preferência antes do fim de”? Entenda:
Consumir até – data após a qual o alimento não deve ser consumido;
Consumir de preferência antes de – data até à qual o alimento conserva as propriedades específicas. Pode ser consumido após essa data caso sejam respeitadas as regras de conservação;
Consumir de preferência antes do fim de – a data apresenta-se apenas sob a forma de mês e ano. Aplica-se a produtos com uma durabilidade mais alargada, devido às suas características de conservação (exemplo: congelados). Estes podem também ser consumidos após essa data caso sejam respeitadas as regras de conservação.
Estas são as questões que a APED pretende esclarecer na sua nova campanha.
Além disso, os alimentos que vão parar a aterros representam entre 8 a 10% das emissões de CO2 geradas em todo o mundo – mais do dobro das emissões afetas ao setor da aviação.
Contribuir para a mudança começa com mais informação!
Confira também as campanhas realizadas nos últimos dois anos:
Com o objetivo de promover o consumo consciente, a APED lançou em outubro de 2022, uma primeira campanha dedicada ao tema dos plásticos de uso único. Já na edição de 2023, a associação que representa as empresas de distribuição decidiu esclarecer os consumidores com uma campanha sobre os equipamentos elétricos. Conheça um pouco das duas últimas campanhas:
Um só uso. Um só fim. Reciclar! Muitos usos. Sem fim. Reutilizar!
Apelar à importância do consumo sustentável de plásticos de uso único e sua reutilização, bem como à adoção de comportamentos adequados para o seu descarte, são os principais propósitos da mais recente campanha da APED.
São várias as utilizações que podemos dar ao plástico, pelo que está nas mãos de cada um contribuir para que este material chegue ao destino correto quando não é mais necessário. Ao encaminhar corretamente os produtos e embalagens de plástico em fim de vida, está a ajudar a prevenir a poluição dos solos, dos oceanos e das praias, evitando ainda o impacto na rede de esgotos de meios desadequados de eliminação desses produtos.
Deve ainda usar alternativas reutilizáveis sempre que possível – usar sacos reutilizáveis na zona de frutas e legumes e padaria e recipientes próprios para levar produtos da charcutaria e do take-away são alguns exemplos.
Reciclar eletrodomésticos é tão fácil como ir às compras!
Está também a ser promovida uma campanha para sensibilizar para a correta deposição e reciclagem de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), mostrando que é tão fácil como ir às compras.
Entregue os equipamentos elétricos e eletrónicos que tem lá por casa e que já não usa, ou que estão estragados ou ultrapassados, numa das lojas Continente.
Ao encaminhá-los corretamente ajuda a prevenir a contaminação dos solos, das águas e dos ecossistemas e garante o tratamento das substâncias nocivas presentes em alguns destes equipamentos. Adicionalmente, a sua reciclagem permite reaproveitar materiais dos equipamentos usados e integrá-los no fabrico de novos produtos, moderando a extração de matérias-primas virgens.
O Continente, enquanto parceiro da APED, apoia e integra as campanhas com materiais em loja e em outros meios de comunicação.
Com estas campanhas, o Continente dá um novo passo na consciencialização dos consumidores, convidando à adoção de comportamentos que podem fazer a diferença na sustentabilidade do planeta, materializando uma vez mais o compromisso do setor do Retalho e Distribuição na promoção das melhores práticas de sustentabilidade.
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