Mitos sobre reciclagem, plástico e ambiente #1.
“Porquê separar, se os camiões depois misturam tudo?” continua a ser um mito “clássico” sobre a reciclagem. A explicação, para além de uma certa desinformação, terá que ver com o facto de alguns dos camiões de recolha aparentemente juntarem os resíduos dos diferentes ecopontos.
Na verdade, existem compartimentos interiores nos quais os diferentes materiais são depositados. De acordo com um vídeo explicativo da Sociedade Ponto Verde (SPV), apenas não há separação quando as pessoas responsáveis pela recolha identificam algum problema que possa prejudicar o processo de reciclagem, nomeadamente quando os contentores, por estarem abertos ou danificados, expõem os resíduos à chuva, por exemplo (o cartão ensopado compromete o ciclo normal).
Em jeito de esclarecimento extra, o conteúdo da SPV explica também que as entidades que gerem os sistemas de reciclagem não têm fins lucrativos (logo, cai por terra a ideia de que “alguém lucra com isto”) e dá uma ideia da distribuição de ecopontos pelo território nacional.
Em caso de dúvida, lembre-se: “na reciclagem não há misturas, só separação”.