Trabalhos manuais para fazer com os miúdos

Sugestões criativas para reutilizar embalagens de plástico.

Durante o período de quarentena obrigatória, com os miúdos por casa, há que arranjar maneiras criativas para os entreter. Não descurando a componente educativa e aproveitando as embalagens de plástico que se vão acumulando, partilhamos algumas ideias de trabalhos manuais para toda a família.

Mantenha-se informado sobre o covid-19 através do site dedicado criado pelo governo português. Se tiver alguma dúvida sobre o funcionamento das lojas Continente durante este período, consulte a página informativa criada pela Sonae MC.

Bowling

No jardim, na garagem ou no corredor de casa, este bowling sustentável não exige muita perícia nos trabalhos manuais. Junte garrafas PET de 1,5 ou 2 litros, reúna as tintas e os pincéis que tiver em casa e desafie os mais novos a decorarem os “pinos” improvisados. Depois arranje uma bola (ou algo semelhante), defina os limites da pista e divirta-se.

DR. Inspirações

Jogo das argolas

Para recriar o jogo das argolas pode utilizar as mesmas garrafas do bowling mas deve pôr-lhes areia ou terra no fundo para que não tombem. Numere as garrafas de 1 a 10 (para atribuir pontuação) e improvise umas “argolas” cortando partes de uma garrafa PET e moldando-as ligeiramente, como neste vídeo, ou enrole lã à volta das “fatias” de garrafa que cortar, como na imagem abaixo (imagem 1). Poderá também simplificar este processo e enrolar páginas de jornal em círculos e depois revesti-los com fita-cola (imagem 2).

DR. Imagem 1 (esq.) | Imagem 2 (dir.)

Ninhos para os pássaros

Com a chegada da primavera, a 21 de março, pode aproveitar os pacotes de leite ou de sumo para criar pequenos ninhos para os pássaros que visitarem o jardim ou a varanda. Será engraçado para as crianças celebrarem a Estação sem saírem de casa. Pode inspirar-se neste vídeo.

DR. Exemplo de ninho feito a partir de uma embalagem de leite

Jogo do galo

E o clássico jogo do galo? O tabuleiro não será difícil de arranjar (pode ser um cartão, um pedaço de tecido, etc.) e as peças podem ser tampas de garrafas de plástico personalizadas com duas cores ou temas diferentes (5 de cada).

DR. Jogo do galo com tampas de garrafas PET

Móbile

Por último, uma sugestão para trabalhar em família: com as embalagens de plástico ou latas de alumínio que forem juntando, podem criar um móbile ou algo igualmente decorativo que possa ser pensado e construído por todos.

DR. Algumas ideias

Espreite também as sugestões publicadas a propósito do Dia Mundial da Criança, a 1 de junho de 2019, de ideias para reutilizar a brincar.

DR. É possível fazer um avião de brincar a partir de uma embalagem de champô.