Tem ou quer ter um animal de estimação? Eis 8 dicas eco-friendly que precisa saber
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Conferência acontece a 11 de Junho, no Porto e conta com a participação da Sonae MC.
Conferência acontece a 11 de Junho, no Porto e conta com a participação da Sonae MC
“Há Engenharia onde há ação contra a poluição. Há Engenharia onde há transformação. Há Engenharia onde há escolhas para a redução do plástico. Há Engenharia em tudo o que há à nossa volta”. O mote, lançado pelo Colégio de Ambiente da Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN), convida à reflexão sobre as soluções que Ciência e Tecnologia podem desenvolver e que a Engenharia poderá pôr em prática – aliadas a uma mudança de mentalidade sobre o uso responsável do plástico.
A iniciativa “Beyond single-use plastics” irá decorrer durante a manhã do dia 11 de junho na sede da OERN, na Baixa do Porto, e a inscrição é gratuita e aberta a membros e a não membros da Ordem.
Pensamento e intervenção: um programa pensado para todos
Entretanto, numa acção organizada pela OERN com o apoio da Federação Académica do Porto, FEUP, ISEP, da associação FOCA e da Lipor, foram recolhidas mais de 5 mil garrafas de plástico que serão reutilizadas pelo coletivo artístico Skeleton Sea em frente à estação de metro da Trindade, no mesmo período que decorre a conferência. Também na Trindade, empresas e associações envolvidas neste evento irão dar a conhecer aos transeuntes algumas alternativas ao plástico e partilhar informações relevantes sobre o seu uso responsável.
Para a OERN, nas palavras da coordenadora do Colégio de Ambiente, Maria João Brochado Correia, “o tema dos plásticos é muito atual, no entanto há demasiada informação confusa e mesmo contraditória sobre o mesmo”. A ideia de juntar engenharia, empresas, artistas plásticos e universidades neste evento, surgiu “numa perspectiva de clarificação e apresentação de soluções” e a iniciativa foi desenvolvida com um conjunto alargado de parceiros (entre os quais a Sonae MC). A posição do Colégio de Ambiente sobre o problema da poluição plástica “é de educação e mobilização, porque o mundo ainda não está preparado para de repente vivermos sem plástico. A questão que levantamos aqui é o plástico de uso único e a utilização responsável do plástico.”
Sobre o diálogo entre diferentes intervenientes ser uma parte importante na solução deste e de outros problemas, Maria João Brochado Correia assume o importante papel do Colégio de Engenharia do Ambiente “numa perspetiva de promover a resolução de questões ambientais na nossa sociedade, enaltecendo o nosso talento. Cabe-nos a todos – engenheiros, líderes, gestores, técnicos e demais – trabalharmos em prol das soluções para este problema. Porque só em parceria conseguiremos assegurar futuro para as próximas gerações”.
A sessão de abertura contará com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde, e as intervenções seguem-se com os contributos, entre outros, do Município do Porto, da LIPOR, Agência Portuguesa do Ambiente e da Sonae MC, representada por Pedro Lago, diretor de Sustentabilidade e Economia Circular. Há ainda espaço para um debate sobre projetos que representam alternativas inovadoras aos plásticos de uso único, como é o caso do calçado da Zouri e a Tailored Tiles, que reutiliza plástico na conceção de revestimento decorativo para paredes.
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Para ajudar na tarefa quotidiana de separação do seu lixo doméstico, compilamos 17 dúvidas que frequentemente surgem sobre reciclagem.
Para adultos e crianças. Leve a sustentabilidade de férias consigo, com estas dicas para ler, ouvir e tomar ação.
É a pergunta a que o projeto Cidade do Zero pretende responder, num evento gratuito que terá lugar nos próximos dias 14 e 15 de setembro, no Instituto Superior de Agronomia
Aqueles que gostam de passear pela Natureza, agora têm um pretexto para o fazerem… à noite
O combate aos incêndios começa na sensibilização para comportamentos a evitar durante o verão. Conheça alguns.