Os recifes de coral estão a desaparecer e o plástico é uma das causas

Em menos de 10 anos, 14% dos corais do mundo desapareceram.

Recifes de coral estão a desaparecer devido à poluição

Um relatório sobre o estado dos recifes de coral está a ser notícia em todo o mundo. Segundo a ONG responsável pelo documento, entre 2009 e 2018 desapareceram 14% dos corais do planeta, o equivalente a cerca de 11.700 quilómetros quadrados. O principal responsável é o aquecimento global mas a poluição – especialmente aquela causada pelo lixo plástico – e a pesca excessiva também estão a contribuir para a destruição dos recifes. 

O conjunto de dados global abrangeu mais de 40 anos, de 1978 a 2019, e consistiu em quase 2 milhões de observações de mais de 12.000 locais em 73 países com recifes em todo o mundo. DR Global Coral Reefs Monitoring Network

“Embora os recifes cubram menos de 1% do fundo do oceano, são o lar de pelo menos um quarto de toda a vida marinha, além de serem um habitat crucial e fonte de proteínas e medicamentos”, sublinham os responsáveis pelo relatório, citados pelo jornal Público

Em menos de 10 anos, 14% dos corais do mundo desapareceram.

“As alterações climáticas são a maior ameaça para os recifes do mundo, e todos devemos fazer a nossa parte limitando o mais rapidamente possível as emissões globais de gases com efeito de estufa”, alertou Paul Hardisty, diretor geral do Instituto Australiano de Ciências Marinhas no comunicado enviado à imprensa.

Sobre o plástico, importa recordar o testemunho de dois mergulhadores numa reportagem da RTP sobre o tema: “A cada fralda ou cada saco de plástico que removemos, veremos que podemos salvar os recifes de coral.” Portanto, se “o impacto dos sacos de plástico a longo prazo é enorme”, não custa nada recolhê-los. 

O que são corais?
“Designação dada a vários animais cnidários antozoários fixos, com esqueleto calcário, que vivem em colónias e são responsáveis pela formação de recifes.”
in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

Alguns factos:
A Grande Barreira de Coral da Austrália “é a maior estrutura viva da Terra — um intrincado sistema marinho com metade do tamanho da França, que alimenta 1500 espécies de peixes” (in National Geographic) e está sob ameaça. 
“Os corais são o habitat de um quarto dos peixes do mundo e crê-se que 500 milhões de pessoas ou mais dependem quase exclusivamente das criaturas marinhas para obter proteínas. Além disso, os recifes protegem as linhas costeiras, reduzindo surtos de tempestade que podem destruir as regiões costeiras” (citando o mesmo artigo da National Geographic)

Artigos recentes

Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Todos os meses, mais informação, menos plástico: subscreva a nossa newsletter
    Por favor, desative o adblock para poder subscrever à newsletter.
    © Copyright 2024 Modelo Continente Hipermercados, S.A. Todos os direitos reservados.