Dia 17 de maio assinala-se o Dia Internacional da Reciclagem. Vamos descobrir alguns erros comuns?
Para lembrar a importância da reciclagem, a UNESCO instituiu o Dia Internacional da Reciclagem, celebrado a 17 de maio. Uma data para reforçar a promoção da circularidade dos materiais: se separarmos corretamente os resíduos, evitámos que acabem num aterro e ajudámos a garantir a sua reciclagem.
Desde 2018 que também em março, no dia 18, se assinala o ‘Dia Global da Reciclagem’, iniciativa promovida pela Global Recycling Foundation.
Foi há mais de 20 anos que o Gervásio nos ajudou a perceber melhor os ecopontos e a reciclagem. A Sociedade Ponto Verde ‘reciclou’ recentemente a personagem para comunicar de uma forma criativa e simples algumas preocupações ambientais.
Outras campanhas de sensibilização e de educação continuam atuais e úteis, como a ‘Reciclar é para o bem’, com três episódios de uma webserie que esclarecem dúvidas como ‘o que acontece às embalagens que colocamos nos ecopontos?’. Mas antes, muito antes, há uma responsabilidade comum no ato de separar o lixo doméstico – e também alguns erros comuns.
Apenas no ecoponto azul podem ser colocados objetos que não sejam embalagens, como jornais e revistas. Apesar de muitas dúvidas sobre o ecoponto amarelo, só devem ser depositadas embalagens por uma questão de constituição das mesmas – geralmente o tipo de material é uniforme e permite, portanto, a sua fácil reciclagem. O mesmo para o vidro. (Mas será que é mais fácil reciclar papel ou nem por isso?)
Caso estejam em bom estado, não os deite fora, doe-os a amigos ou a instituições de solidariedade social. Mas se não puderem ser reutilizados, o ecoponto amarelo não é o destino correto.
Apesar de muitos brinquedos serem fabricados em plástico, não podem ser colocados no ecoponto amarelo, indicado unicamente para embalagens. Brinquedos em fim de vida, por norma, devem ser colocados no lixo comum, apesar de já existirem soluções alternativas.
Se for uma embalagem de pizza congelada, que vem embrulhada numa outra, de plástico, o destino é o ecoponto azul, sem dúvida. No entanto, se for uma pizza acabada de receber em casa ou vinda de um take-away, a gordura que passa para a embalagem faz com que a sua reciclagem fique comprometida e, por isso, deve ir para o lixo normal.
Cápsulas de plástico vão para o ecoponto amarelo? Errado. Existem fileiras específicas para a recolha de cápsulas indiferenciadas. As lojas Continente possuem pontos de recolha de cápsulas de café.
E os sacos de plástico sujos, por exemplo, podem ir para o ecoponto? Segundo a Sociedade Ponto Verde sim, “sacos de plástico podem ser colocados no ecoponto mesmo sujos, desde que o seu conteúdo tenha sido escorrido”, uma vez que são lavados durante o processo de reciclagem.