Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Foi aprovada a resolução que institui o dia 25 de setembro como o Dia Nacional da Sustentabilidade.
Dia Nacional da Sustentabilidade, um dia exclusivamente dedicado a apelar ao consumo responsável. A proposta foi aprovada a 25 de maio de 2023 mas já em 2020 o Continente e a DECO Proteste se uniram para assinalar simbolicamente o 25 de setembro, data em que as Nações Unidas, em 2015, adotaram oficialmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
No comunicado do Conselho de Ministros, lê-se que “tal iniciativa”, espera-se, “contribua de forma relevante para a divulgação de informação, a promoção do conhecimento e a capacitação de todos os atores sociais”. A mudança consciente de “comportamentos com potencial transformador” é outra das metas a alcançar, como garante para um futuro sustentável.
Aquando da apresentação da proposta de criação do Dia Nacional da Sustentabilidade à Assembleia da República, Pedro Lago, diretor de projetos de Sustentabilidade e Economia Circular da MC, destacou a importância de existir este dia para “reforçar a responsabilidade coletiva”, embora a sustentabilidade seja trabalhada no Continente todos os dias. “É por isso”, referiu na altura, “que somos [o Continente/MC] a primeira cadeia de retalho em Portugal a querermos associar-nos a este dia”.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
“A 1 de janeiro de 2016 entrou em vigor a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulada ‘Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável’, constituída por 17 objetivos, desdobrados em 169 metas, que foi aprovada pelos líderes mundiais, a 25 de setembro de 2015, numa cimeira memorável na sede da ONU, em Nova Iorque (EUA).”
“Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são a nossa visão comum para a Humanidade e um contrato social entre os líderes mundiais e os povos”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. “São uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta, e um plano para o sucesso”, acrescentou.
(Texto citado da página do Global Compact Network Portugal)
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura