É oficial: há um Dia Nacional da Sustentabilidade 

Foi aprovada a resolução que institui o dia 25 de setembro como o Dia Nacional da Sustentabilidade.

Dia Nacional da Sustentabilidade

Dia Nacional da Sustentabilidade, um dia exclusivamente dedicado a apelar ao consumo responsável. A proposta foi aprovada a 25 de maio de 2023 mas já em 2020 o Continente e a DECO Proteste se uniram para assinalar simbolicamente o 25 de setembro, data em que as Nações Unidas, em 2015, adotaram oficialmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

No comunicado do Conselho de Ministros, lê-se que “tal iniciativa”, espera-se, “contribua de forma relevante para a divulgação de informação, a promoção do conhecimento e a capacitação de todos os atores sociais”. A mudança consciente de “comportamentos com potencial transformador” é outra das metas a alcançar, como garante para um futuro sustentável.

O que significa um Dia Nacional da Sustentabilidade?

Aquando da apresentação da proposta de criação do Dia Nacional da Sustentabilidade à Assembleia da República, Pedro Lago, diretor de projetos de Sustentabilidade e Economia Circular da MC, destacou a importância de existir este dia para “reforçar a responsabilidade coletiva”, embora a sustentabilidade seja trabalhada no Continente todos os dias. “É por isso”, referiu na altura, “que somos [o Continente/MC] a primeira cadeia de retalho em Portugal a querermos associar-nos a este dia”.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

“A 1 de janeiro de 2016 entrou em vigor a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulada ‘Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável’, constituída por 17 objetivos, desdobrados em 169 metas, que foi aprovada pelos líderes mundiais, a 25 de setembro de 2015, numa cimeira memorável na sede da ONU, em Nova Iorque (EUA).”

“Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são a nossa visão comum para a Humanidade e um contrato social entre os líderes mundiais e os povos”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. “São uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta, e um plano para o sucesso”, acrescentou.

(Texto citado da página do Global Compact Network Portugal)

Artigos recentes

Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Todos os meses, mais informação, menos plástico: subscreva a nossa newsletter
    Por favor, desative o adblock para poder subscrever à newsletter.
    © Copyright 2024 Modelo Continente Hipermercados, S.A. Todos os direitos reservados.