Pode parecer complicado banir totalmente os materiais descartáveis de um piquenique. Mesmo sem talhares de plástico e palhinhas, há sempre lixo. No entanto, se planear as coisas com antecedência, não faltam alternativas para transportar os alimentos sem utilizar película ou papel de alumínio, por exemplo, salvaguardando na mesma a sua conservação. Mas há pormenores que vale a pena relembrar:
- Pode embalar as sandes numa caixa hermética, em camadas, sem ter necessariamente que as envolver uma a uma em película aderente ou papel de alumínio. Uma alternativa interessante e sustentável são os bee’s wrap, feitos com pedaços de tecido e cera de abelha.
- Garrafas reutilizáveis: desafie os convidados a trazerem as suas próprias garrafas. Evite as garrafas PET: em primeiro lugar, essas garrafas de plástico não foram pensadas para serem reutilizadas e libertam microplásticos que podem ser perigosos para a saúde. Em segundo, mesmo que recicle, já terá cometido o erro de utilizar uma garrafa descartável quando não precisava dela, aumentando a demanda pela produção. Tenha sempre consigo uma garrafa reutilizável em alumínio ou aço inoxidável (dica extra: não caia no erro de comprar uma garrafa reutilizável de plástico. Apesar de o preço ser mais atrativo, não vai durar tanto tempo).
- Talheres: precisa mesmo de talheres descartáveis? Leve os talheres de casa e, caso não seja possível lavá-los no fim da refeição, envolva-os num paninho e lava-os depois.
- Se optar por comprar comida do take-away, não se esqueça de levar caixas de casa – até porque as embalagens descartáveis são taxadas obrigatoriamente desde 1 de julho.
- Se forem crianças ao piquenique (e mesmo para os adultos), pode ter palhinhas reutilizáveis em aço inoxidável ou então até palhinhas de palha, como originalmente. Já ouviu falar?
Sobre o lixo orgânico: se ainda não é adepto da compostagem, pode saber mais aqui.
Se por acaso comprar algum refrigerante, pode reutilizar a garrafa de plástico ao mesmo tempo que promove uma atividade criativa e divertida com as crianças, transformando o lixo de plástico em brinquedos para a praia.
Não se esqueça também de pensar bem no menu: opte pelos produtos da época e evite desperdícos.
Boas férias!