Desligue. O desafio é desligar, entre as 20h30 e as 21h30 do dia 25 de março, para dedicar uma hora ao planeta. O movimento global começou em 2007, na Austrália, liderado pelo World Wildlife Fund (WWF) e rapidamente se espalhou por outros países. A ideia inicial era que todo o planeta desligasse as luzes ao mesmo tempo, durante uma hora, numa manifestação pela defesa da natureza. Com o passar dos anos, as batalhas que a Terra enfrenta trazem reflexões necessárias e urgentes mas a base é a mesma: é preciso reconectar-nos ao planeta.
O que fazer durante a Hora do Planeta?
Para além dos efeitos práticos da redução dos gastos de energia durante a hora do “apagão”, há outras coisas que podemos fazer durante esse tempo, além de pensar no impacto que a ação humana tem no aquecimento global, alterações climáticas e todas as questões relacionadas com os recursos naturais e a sustentabilidade.

Em casa:
- Desligue os aparelhos eletrónicos quando não os está a utilizar. O modo “strand-by” também consome energia, sabia?
- Na lavagem da roupa, pode economizar escolhendo programas curtos abaixo dos 40 graus (sem que isso comprometa a correta manutenção da roupa).
- No frigorífico: menos carne e mais frutas e legumes sazonais. No peixe, procure as certificações MSC e ASC de pesca e aquacultura sustentáveis.
- Evitar o plástico descartável é aquela dica que não nos cansamos de relembrar.
- Poupe água: um gesto simples é, enquanto a água do banho não aquece, recolher o desperdício e reaproveitar para regar os vasos, por exemplo, ou para evitar uma descarga do autoclismo.
No website dedicado à Hora do Planeta em Portugal, pode encontrar muitas outras dicas para contribuir para um planeta mais sustentável.
0 Comments