Olá verão, adeus plástico!

Verão, praia, piqueniques. Parece-lhe difícil evitar o plástico? Talvez, mas não é impossível. Nem o plástico descartável, nem o lixo no geral. Vamos tentar?

Foquemo-nos num plano de piquenique: (ainda) estamos rodeados de embalagens e sacos e garrafas de plástico descartável, um problema, mas não único. Temos de pensar na quantidade de lixo orgânico que fica de uma refeição de família que num cenário de natureza tem um impacto significativo.

Pode parecer complicado banir totalmente o plástico descartável de um piquenique … mas, planeando as coisas com antecedência, veremos que há muitas alternativas para transportar os alimentos salvaguardando a sua conservação.

  1. Talheres: precisa mesmo de talheres de plástico? Leve os talheres de casa e, caso não seja possível lavá-los no fim da refeição, envolva-os num paninho e lave-os em casa.
  2. Pode embalar as sandes numa caixa hermética, em camadas, sem ter necessariamente que as envolver uma a uma em película aderente…
  3. Se optar por comprar comida do take-away, pode levar recipientes de casa e evitar as comuns caixas de esferovite.
  4. Pode levar garrafas reutilizáveis com água e, se existir alguma fonte próxima, reabastecê-las com água fresquinha.

Sobre o Lixo orgânico: se ainda não é adepto da compostagem, pode saber mais aqui.

Se por acaso comprar algum refrigerante, pode reutilizar a garrafa de plástico ao mesmo tempo que promove uma atividade criativa e divertida com as crianças, transformando o lixo de plástico em brinquedos para a praia.

Boas férias!