Os sacos de pano, que começaram por substituir os de plástico, são agora indispensáveis.
Começamos a desconfinar e a sair mais à rua. A condizer com este período, temos uma sugestão de trabalhos manuais para fazer uma peça útil para o dia-a-dia. Se os saquinhos de pano, mais conhecidos por tote bags, começaram por aparecer como alternativas aos sacos de plástico, hoje são acessórios indispensáveis para ir às compras, à praia, o que for necessário. Mais simples, coloridas, extravagantes ou manifestamente a espelharem os gostos musicais e artísticos dos proprietários, é certo que estas bolsas são reutilizáveis para múltiplas funções. O melhor: são muito simples de fazer a partir de uma T-shirt, por exemplo. Se está numa de arrumar o armário da roupa e criar uma peça original e sustentável, partilhamos algumas dicas para fazer os seus próprios tote bags.
Tenha atenção ao tamanho e tecido da T-shirt escolhida: quanto maior e mais elástica for, melhor.
Vai precisar de:
Passo-a-passo (c/vídeo):
1. Use um recipiente arredondado para traçar meio círculo na zona da gola da T-shirt. Corte pela linha.
2. Corte as mangas da T-shirt e arredonde as dobras.
3. Vire a T-shirt do avesso e cosa a parte inferior.
[Modelo mais elaborado = máquina de costura]
Em vez de T-shirts, porque não aproveitar aquela velha toalha de mesa manchada? Ou aquela cujo padrão, demasiado démodé para a função, poderá dar um toque divertido a um tote bag?
Vai precisar de:
Passo-a-passo (c/imagens):
1. Dobre uma das toalhas ao meio (a que vai usar como padrão principal).
Nota: dependendo do comprimento da toalha e da dimensão que pretende para o tote bag, poderá ajustar o tamanho neste passo.
2. Use a outra toalha para cortar uma tira de 7 centímetros e coloque-a por cima da toalha principal, como na imagem:
3. Cosa 3 linhas verticais curtas, para dividir os bolsos:
4. Dobre novamente a parte principal ao meio com o bolso para dentro e costure a parte inferior e a parte lateral. Atenção: dê uma margem de, pelo menos, 2 a 3 centímetros.
Nota: reforce bem a parte inferior para que o seu tote bag aguente mais peso.
5. Corte cuidadosamente os cantos inferiores sem apanhar a costura.
6. Até agora, a bolsa esteve do avesso. É tempo de virá-la.
7. Está quase! Agora, vamos fazer as alças: corte duas tiras com 3 centímetros de altura à largura da segunda toalha. De seguida, dobre os rebordos ligeiramente e vinque as marcas com o ferro de engomar (como da imagem) e costure-as.
8. Agora, falta coser as alças ao corpo da bolsa: use alfinetes para definir o sítio exato. De seguida, ao coser na máquina, reforce bem a costura. No exemplo, é usada a “técnica do X”, cruzando linhas para reforçar as alças:
Estas são apenas duas sugestões. Há muitas mais disponíveis na Internet, em livros e revistas. Há muitas possibilidades a explorar. Divirta-se e seja sustentável!