5 livros para aprender mais sobre o plástico

Enquanto estiver por casa, aproveite e ponha a leitura em dia.

A luta ambiental está longe de se resumir apenas à redução do plástico desnecessário e a evitar que este acabe na natureza. No entanto, o plástico tem sido tema de debate e os esforços comunitários para uma ação global mais sustentável começam a refletir alguns resultados: há cada vez mais alternativas ao plástico de uso único, as embalagens estão a tornar-se mais recicláveis e há um empenho generalizado pela reutilização e sensibilização para a reciclagem.

É difícil prever o que quer que seja para o período pós-covid-19, mas o planeta que habitamos precisa sempre do nosso cuidado. Sugerimos-lhe alguns livros para melhorar o nível de conhecimento sobre esta matéria, tirar ideias para implementar no dia-a-dia e mesmo para educar os mais pequenos sobre o uso responsável do plástico. Mas lembre-se: há livrarias online e versões e-book dos livros. Não saia de casa.

Plasticus Maritimus

Plasticus Maritimus, uma “espécie invasora” que tem atacado ecossistemas por todo o planeta. Foi assim que a bióloga Ana Pêgo decidiu chamar ao plástico que vai recolhendo e colecionando nas suas idas à praia. Foi a partir disso que criou o projeto de sensibilização que dá nome ao livro e às exposições que vai organizando. No livro, explica a relação do plástico com a vida nos oceanos e fá-lo com o apoio de belas e claras ilustrações. A autora foi recentemente premiada com o Terres de Femme, um reconhecimento  da Fundação Yves Rocher para projetos sustentáveis liderados por mulheres.

Plasticus Maritimus – Uma Espécie Invasora

Nesta entrevista ao website Smack.pt, ficamos a perceber melhor as motivações da bióloga e os objetivos de dar a conhecer ao mundo esta “espécie” que invadiu as nossas praias:

Sobre as palhinhas, por exemplo, Ana Pêgo lembra que “são feitas de um material que dura para sempre” e que “nós usámos apenas durante uns minutos”. “Reutilizar, voltar a usar o objeto em vez de usar e deitar fora”, tentar repará-lo se necessário, mas “só no final disto tudo temos a reciclagem”. A mensagem é clara e Ana Pêgo reforça-a no final do vídeo: “A reciclagem não é a primeira coisa que temos de fazer, é a última.”

Durante o período de recolhimento devido ao covid-19, a bióloga lança dois desafios na página de Facebook do Plasticus Maritimus:

Para os que estão em casa, ansiosos por novos desafios…DESAFIO 1: que lixo vês da tua janela? (tirem fotos, se…

Gepostet von Plasticus maritimus am Samstag, 21. März 2020

Plasticus Maritimus – Uma espécie invasora (Ed. Planeta Tangerina, 2018)

Viver Sem Plástico

Viver Sem Plástico“, editado em agosto de 2018 por Will McCallum da Greenpeace UK, é uma espécie de guia prático para eliminar o plástico do dia-a-dia. São pequenos gestos individuais, apresentados de acordo com diferentes contextos. Em casa (especificando as áreas), nas deslocações diárias, no local de trabalho ou na comunidade, McCallum sugere várias formas de traçar um plano para reduzir o plástico nas nossas vidas.

Viver sem Plástico

“Um guia para mudar o mundo e acabar com a dependência do plástico” é a descrição do livro e faz jus, de facto, ao seu conteúdo. O autor desafia: “Vamos precisar de um movimento feito de milhões de pequenos gestos individuais.”

Viver Sem Plástico (Objectiva, 2018)

Diga Não ao Plástico

Diga Não ao Plástico” é, à semelhança de “Viver sem Plástico”, uma compilação de ideias (muitas delas bastante simples) para passarmos à ação com pequenos gestos. Harriet Dyer propõe “alternativas sem custos adicionais, produtos disponíveis em todas as lojas” e soluções que facilmente se pode criar. São 101 ideias para que cada um possa fazer a sua parte.

Diga não ao Plástico – 101 ideias simples (Ideias de Ler, 2019)

Diga não ao Plástico – 101 ideias simples

Miúdos Contra o Plástico

“Tens 2 minutos livres? Não precisas de mais para te tornares um super‑herói.” Assim começa Miúdos Contra o Plástico, com uma missão para os pequenos super-heróis: combater o plástico e salvar os oceanos. E explica como e porquê (pode “folhear” as primeiras páginas aqui). O autor Martin Dorey e o ilustrador Tim Wesson conseguiram transformar esta história real numa aventura para sensibilizar os mais pequenos – e os adultos também. É uma boa leitura para fazer em família. 

Miúdos Contra o Plástico (Nuvem de Letras, 2019)

Miúdos Contra o Plástico

50 Ideias para te Livrares do Plástico

Não interessa quantas ideias sugere um livro, importante é que passemos à ação. Também numa linguagem pensada para cativar as crianças, estas 50 Ideias para te Livrares do Plástico de Isabel Thomas e Alex Paterson (ilustração) vão transformar os leitores em “ecoguerreiros” que vão ajudar o mundo a “libertar-se do plástico”.

50 Ideias para te Livrares do Plástico

“Desde dispensares as palhinhas e banires a purpurina” a “nomeares-te chefe de reciclagem” lá em casa ou a “organizares uma festa de anos sem plásticos”, a missão de salvar o planeta é possível de cumprir com a colaboração de todos.

50 Ideias para te Livrares do Plástico (Booksmile, 2019 – 2ª Edição)