Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Deveria já estar em vigor. No entanto, falta um despacho para operacionalizar medida, pelo que a sua aplicação não deve acontecer antes de março
A taxa de 4 cêntimos sobre os sacos de plástico leves, usados nos supermercados para embalar frutas e legumes, produtos de panificação ou outros vendidos a granel, estava prevista para entrar em vigor a 1 de janeiro de 2024.
No entanto, o Governo adiou a medida por tempo indefinido, devido a razões “processuais e operacionais”, apurou o jornal Público, junto do diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas da Distribuição (APED), Gonçalo Lobo Xavier.
Concretamente, está em falta um despacho para operacionalizar a medida. Ao jornal, os ministérios das Finanças e do Ambiente explicaram que a preparação da regulamentação necessária está “em curso” e deve “estar concluída nas próximas semanas“.
Em declarações à Rádio Observador, Gonçalo Lobo Xavier afastou a hipótese de a medida cair. O responsável não tem dúvidas que a taxa sobre os sacos e plástico leves será aplicada, mas que não deverá acontecer ainda no primeiro trimestre do ano (até março).
A medida de taxação dos sacos leves surgiu com o Orçamento de Estado para 2024, que determina que as receitas desta taxa revertam para:
Há ainda exceções – aos sacos que sejam utilizados em “contexto social ou humanitário, nomeadamente, na distribuição social de alimentos ou no combate ao desperdício alimentar” não será aplicada esta taxa, segundo a proposta.
Os ministérios explicam ainda ao Público que esta contribuição surge “num quadro de reforço da política fiscal ambiental e de concretização do princípio do poluidor-pagador”.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura